Aprendizagem Baseada em Jogos: Um Case do Grupo de Pesquisa Via

Souza, Rayse Kiane de; Teixeira, Clarissa Stefani;

Resumo:

Este trabalho possui como objetivo explorar o desenvolvimento de jogos como ferramentas de explicitação de conhecimento e suporte de atividades de ensino e aprendizagem. Para isto realiza um estudo de caso com ogrupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento. Quanto aos seus objetivos pode ser classificado como exploratório-descritivo com uma abordagem qualitativa. O grupo VIA foi fundado no ano de 2015 e possui atualmente 11 jogos desenvolvidos nas seguintes temáticas: inovação, empreendedorismo, habitats de inovação, cidadania e propriedade intelectual. Seus jogos são utilizados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão do grupo, e contemplam desde crianças de seis anos até adultos. Estes jogos são utilizados principalmente como ferramentas em sala de aula, capacitações e formações de docentes e ações de sensibilização nas temáticas trabalhadas. Desta forma, o grupo já impactou mais de 1100 participantes com os jogos, sendo um meio de melhorar a efetividade no processo de aprendizagem e o engajamento em alunos.

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DOI: 10.5151/9788580394269-05

Referências bibliográficas
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Como citar:

SOUZA, Rayse Kiane de; TEIXEIRA, Clarissa Stefani; "Aprendizagem Baseada em Jogos: Um Case do Grupo de Pesquisa Via", p. 101 -114. In: Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9788580394269, DOI 10.5151/9788580394269-05