Aprendizagem Baseada em Jogos: Um Case do Grupo de Pesquisa Via

Souza, Rayse Kiane De ; Teixeira, Clarissa Stefani

Resumo:

Este trabalho possui como objetivo explorar o desenvolvimento de jogos como ferramentas de explicitação de conhecimento e suporte de atividades de ensino e aprendizagem. Para isto realiza um estudo de caso com o
grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento. Quanto aos seus objetivos pode ser classificado como exploratório-descritivo com uma abordagem qualitativa. O grupo VIA foi fundado no ano de 2015 e possui atualmente 11 jogos desenvolvidos nas seguintes temáticas: inovação, empreendedorismo, habitats de inovação, cidadania e propriedade intelectual. Seus jogos são utilizados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão do grupo, e contemplam desde crianças de seis anos até adultos. Estes jogos são utilizados principalmente como ferramentas em sala de aula, capacitações e formações de docentes e ações de sensibilização nas temáticas trabalhadas. Desta forma, o grupo já impactou mais de 1100 participantes com os jogos, sendo um meio de melhorar a efetividade no processo de 
aprendizagem e o engajamento em alunos.

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COMUNICACAO, LINGUISTICA

DOI: 10.5151/9788580394269-05

Referências bibliográficas
  • ADMIRAAL, W. et al. The concept of flow in collaborative game-based learning.Computers in Human Behavior, v. 27, n. 3, p. 1185-1194, 2011.AL-AZAWI, R.; AL-FALITI, F.; AL-BLUSHI, M. Educational gamification vs. game based learning: Comparative study. International Journal of Innovation, Management and Technology, v. 7, n. 4, p. 132-136, 2016. ALVES, L.; BIANCHIN, M. A. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, v. 27, n. 83, p. 282-287, 2010.
Como citar:

SOUZA, Rayse Kiane De; TEIXEIRA, Clarissa Stefani; "Aprendizagem Baseada em Jogos: Um Case do Grupo de Pesquisa Via", p. 101-114. Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação - Vol. 5. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9788580394269, DOI 10.5151/9788580394269-05