Capítulo 5

Thompson, Heloise Vasconcellos Gomes

Resumo:

O estudo da gramática da Língua Portuguesa costuma ser assunto estigmatizado entre os alunos, recebendo, muitas vezes, o rótulo de ‘matéria difícil’. Além disso, grande parte dos discentes tem a sensação de que não sabe a própria língua, pois costumam ser apresentados a aspectos gramaticais por meio de frases descontextualizadas e listagens de nomenclaturas infindáveis. De fato, qualquer um está passível de se sentir desmotivado e incapaz de aprender essa língua que tanto se distancia daquilo que é utilizado no dia a dia para ouvir e compreender 

uma música, ler um livro, assistir a um filme, conversar com amigos.

30 downloads

COMUNICACAO, LINGUISTICA

DOI: 10.5151/9788580394245-05

Referências bibliográficas
  • BARBOSA, Afranio Gonçalves. Saberes gramaticais na escola. In.: VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo (Orgs). Ensino de gramática. São Paulo: Contexto, 2009. PERINI, Mário Alberto. Sofrendo a gramática. São Paulo: Ática, 2005.
Como citar:

THOMPSON, Heloise Vasconcellos Gomes; "Capítulo 5", p. 57-68. Ensino das orações adjetivas em sala de aula: reflexão e prática. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9788580394245, DOI 10.5151/9788580394245-05