Barreiras e Desafios Contemporâneos para o Setor Calçadista no Brasil, Sob a Ótica da Liberdade Econômica

Scarano, Paulo Rogério; Muramatsu, Roberta; Francischini, Andresa Silva Neto;

Resumo:

O objetivo do presente trabalho é produzir um diagnóstico dos problemas decorrentes da intervenção governamental no setor calçadista, a partir das percepções de seus representantes. Norteia a presente pesquisa a perspectiva institucional de liberdade econômica, que fornecerá as categorias analíticas para a investigação dos possíveis obstáculos ao desempenho setorial, associados à interação com o poder público. Para a análise do setor será utilizado o modelo Estrutura-Conduta-Desempenho, como esquema analítico, de onde serão extraídas as características da indústria calçadista e do tipo de interação com políticas governamentais resultante de sua estrutura de mercado. A partir daquelas categorias será realizada uma pesquisa qualitativa, envolvendo entrevistas em profundidade com dirigentes de entidades patronais do setor de calçados, analisando-se seus conteúdos para traçar recorrências e padrões das percepções sobre os gargalos setoriais associados à interferência do Estado na economia.Os resultados encontrados revelam que os principais obstáculos apontados pelos representantes do setor calçadista estão relacionados com os encargos e a interferênciado Estado nas relações de trabalho; a complexidade e dificuldade para atender ao arcabouço legal e normativo; a carga tributária; e a morosidade e insegurança jurídica.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580394047-05

Referências bibliográficas
  • ABICALÇADOS. Indústria de Calçados - Brasil - 2017. ABICALÇADOS. Novo Hamburgo, p. 56. 2017. ACEMOGLU, D.; JOHNSON, S.; ROBINSON, J. A. The Colonial Origins of Comparative Development: An Empirical Investigation. American Economic Review, v. 91 (5), p. 1369-1401, dec. 2001. ACEMOGLU, D.; ROBINSON, J. Por que as nações fracassam: As origens do poder, da prosperidade e da pobreza. Rio de Janeiro: Campus, 2012.
Como citar:

SCARANO, Paulo Rogério; MURAMATSU, Roberta; FRANCISCHINI, Andresa Silva Neto; "Barreiras e Desafios Contemporâneos para o Setor Calçadista no Brasil, Sob a Ótica da Liberdade Econômica", p. 169 -220. In: Estudos Econômicos Setoriais : Máquinas e Equipamentos, Ferrovias, Têxtil e Calçados. São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788580394047, DOI 10.5151/9788580394047-05