O Sentido Histórico e Temporal da Vida Humana em Dilthey: Crítica Heideggeriana às Insuficiências e sua Radicalização à Luz de uma Ontologia

Leite, Marcela Barbosa;

Resumo:

Nas Conferências de Cassel (1925), Heidegger faz menção ao discurso proferido por Dilthey em comemoração aos seus setenta anos, em Berlim (1903), elogiando a magnitude desse Filósofo da “Escola Histórica” que descobriu a vitalidade do passado espiritual e soube conservar, em toda a sua vida, o frescor inicial do grande movimento que deu origem à “consciência histórica” (Cf. HEIDEGGER, Conférences, 2003, p. 151). O próprio Dilthey comenta, com entusiasmo, o privilégio de ter vivido essa época que visava alcançar a constituição definitiva da ciência histórica e, através dela, das ciências do espírito em geral (Cf. DILTHEY, 1992a, p. 33). Nos Prolegômenos (1925), Heidegger confessa, todavia, que “o decisivo na problemática de Dilthey não é propriamente a teoriadas ciências históricas, mas a tendência de pôr a realidade do histórico à vista para, a partir dele, aclarar de que modo e de que maneira é possível a interpretação” (HEIDEGGER, Prolégomèmes, 2006, p. 39).

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DOI: 10.5151/9788580393934-05

Como citar:

LEITE, Marcela Barbosa; "O Sentido Histórico e Temporal da Vida Humana em Dilthey: Crítica Heideggeriana às Insuficiências e sua Radicalização à Luz de uma Ontologia", p. 213 -240. In: Historicidade e Hermenêutica: a Influência da Filosofia da Vida de Dilthey no Pensamento do Jovem Heidegger. São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788580393934, DOI 10.5151/9788580393934-05