Autoria e Retórica em Produções Escritas na Escola

Piovezan, Elioenai dos Santos; Piovezan, Roberta de Souza;

Resumo:

A autoria de textos escolares por muito tempo foi considerada como tarefa de somenos importância, como mais uma das tantas atividades de Língua Portuguesa para se verificar a competência escritora e a gramática do aluno. Como produto de um sujeito em formação, o texto do aluno geralmente é tratado como cópia de modelos que lhes são apresentados desde os primeiros anos escolares. Isso não deixa de ser verdade. No entanto, o processo de escrita, quando realizado com as condições adequadas que possibilitem ao aluno momentos de reflexão, troca de ideias e revisão, pode produzir resultados mais positivos do que  a fórmula tradicional da escrita sem propósito ou descontextualizada, visando mais a forma e a correção gramatical do que o conteúdo e a eficácia do ato discursivo do aluno.

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DOI: 10.5151/9788580393675-05

Referências bibliográficas
  • ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2013. _____________. Arte retórica. Trad. Antonio Pinto de Carvalho. 15 ed. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s/d. BITZER, L. The rethorical situation. Philosophy and Rethoric, 1, 1-14, 1968. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2017.
Como citar:

PIOVEZAN, Elioenai dos Santos; PIOVEZAN, Roberta de Souza; "Autoria e Retórica em Produções Escritas na Escola", p. 62 -79. In: Retórica, Escrita e Autoria na Escola. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393675, DOI 10.5151/9788580393675-05