Autoria e Retórica em Produções Escritas na Escola
Piovezan, Elioenai dos Santos ; Piovezan, Roberta de Souza
Resumo:
A autoria de textos escolares por muito tempo foi considerada como tarefa de somenos importância, como mais uma das tantas atividades de Língua Portuguesa para se verificar a competência escritora e a gramática do aluno. Como produto de um sujeito em formação, o texto do aluno geralmente é tratado como cópia de modelos que lhes são apresentados desde os primeiros anos escolares. Isso não deixa de ser verdade. No entanto, o processo de escrita, quando realizado com as condições adequadas que possibilitem ao aluno momentos de reflexão, troca de ideias e revisão, pode produzir resultados mais positivos do que a fórmula tradicional da escrita sem propósito ou descontextualizada, visando mais a forma e a correção gramatical do que o conteúdo e a
54 downloads
DOI: 10.5151/9788580393675-05
Referências bibliográficas
- ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2013. _____________. Arte retórica. Trad. Antonio Pinto de Carvalho. 15 ed. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s/d. BITZER, L. The rethorical situation. Philosophy and Rethoric, 1, 1-14, 1968. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2017.
Como citar:
PIOVEZAN, Elioenai dos Santos; PIOVEZAN, Roberta de Souza; "Autoria e Retórica em Produções Escritas na Escola", p. 62-79. Retórica, Escrita e Autoria na Escola. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393675, DOI 10.5151/9788580393675-05