O Quadro Pronominal: Atividades Lúdicas para o Ensino de Gramática e Variação

Lima, Monique Débora Alves de Oliveira;

Resumo:

Os estudos sociolinguísticos brasileiros vêm expondo resultados obtidos em pesquisas sobre a realidade linguística brasileira há, pelo menos, meio século, validando e descrevendo a heterogeneidade linguística no Português Brasileiro (PB) com seus diversos fenômenos variáveis. A aplicação desses resultados na solução de problemas educacionais e no desenvolvimento de propostas de trabalho mais efetivas foi denominada Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2014). No entanto, apesar de o tema ser objeto de pesquisa na academia, o tratamento da variação linguística em ambiente de sala de aula ainda constitui um dos maiores desafios para o professor de Língua Portuguesa, como bem demonstraram as diagnoses feitas nos capítulos 1e 2 do presente livro. Diversas práticas de ensino e trabalhos acadêmicos atuais já se desdobram sobre o assunto e propõem estratégias para a abordagem e o desenvolvimento do tema da variação linguística em sala de aula (cf., nesse sentido, sugestões apresentadas nos Capítulos 4, 6 e 7 desta obra). Isso pode ser considerado um avanço promissor, apesar de ainda representar pouco face à realidade de ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas brasileiras.

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DOI: 10.5151/9788580393354-05

Como citar:

LIMA, Monique Débora Alves de Oliveira; "O Quadro Pronominal: Atividades Lúdicas para o Ensino de Gramática e Variação", p. 95 -120. In: Gramática, Variação e Ensino: Diagnose e Propostas Pedagógicas. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393354, DOI 10.5151/9788580393354-05