Qualidades Sonoras de Expressões Vocais de Crianças com Autismo em uma Oficina Terapêutica de Música

Avila, Daniel Camparo

Resumo:

As qualidades sonoras das expressões vocais de sujeitos com autismo vêm recebendo uma crescente atenção pela comunidade acadêmica e clínica. O presente artigo apresenta os resultados relacionados a este tema a partir de uma pesquisa sobre uma oficina de música oferecida a crianças com autismo. Duas vocalizações ocorridas nas sessões da oficina são apresentadas, bem como suas respectivas análises acústicas. Discute-se as características comuns de vocalizações associadas ao autismo, bem como o desenvolvimento da função psíquica da voz, buscando compreender os prejuízos à constituição subjetiva e a relação com a alteridade envolvidos nessa condição.

40 downloads

DOI: 10.5151/9788580393101-05

Referências bibliográficas
  • Alvin, J., & Warwick, A. (1992). Music Therapy for the Autistic Child. Oxford: Oxford University Press. Austin, J. L. (1962). How to do things with words. Londres: Oxford University Press. Avila, D. C. (2015). A musicalidade comunicativa das canções: um estudo sobre a identidade sonora de crianças com autismo. (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, São Paulo, Brasil.
Como citar:

AVILA, Daniel Camparo; "Qualidades Sonoras de Expressões Vocais de Crianças com Autismo em uma Oficina Terapêutica de Música", p. 77-92. Atualidades na Investigação em Psicologia e Psicanálise. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580393101, DOI 10.5151/9788580393101-05