O laudo na educação especial em Goiás: acesso ou restrição

Souza, Elizangela Vilela de Almeida ; Flores, Maria Marta Lopes

Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo compreender a dinâmica do Laudo Clínico e pedagógico como ferramenta política de acesso ao aluno Público-alvo da Educação Especial na Sala de Recursos Multifuncionais, da região sudeste de Goiás. Para tanto, vinculou-se ao projeto do Observatório Goiano de Educação Especial, desenvolvido em rede colaborativa com o projeto do Observatório Nacional de Educação Especial. Como metodologia recorremos a de natureza qualitativa com o uso do software Atlas.ti 7.5.12, para análise do conteúdo e codifcação de categorias temáticas. Os resultados apontam que o Laudo Clínico tem sido utilizado em sentidos destoantes entre o governo e o profssional da Sala 
de Recursos Multifuncionais.
  

24 downloads

a, t, e, i, c, n, , S, X

DOI: 10.5151/9788580392258-05

Referências bibliográficas
  • ALVEZ-MAZZOTTI, A. J. Impacto da pesquisa educacional sobre as práticas escolares. In ZAGO. N.; CARVALHO, M. P. de, VILELA, R. A. T. (orgs.)
  • Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DPA, 2003. BRASIL, Unesco. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990. <. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf>. Acesso em 17/07/2015. NOTA TÉCNICA Nº 04 / 2014 / MEC / SECADI / DPEE. Disponível
  • em <. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15898-nott04-secadi-dpee-23012014&category_slug=julho- 2014- pdf&Itemid=30192.> Acesso em 10/08/2016.
Como citar:

SOUZA, Elizangela Vilela de Almeida; FLORES, Maria Marta Lopes; "O laudo na educação especial em Goiás: acesso ou restrição", p. 65-80. Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-05