Altas taxas de juros reduzem a taxa de inflação? Revisitando Wicksell com uma perspectiva da economia clássica e estruturalista

NIEMEYER, Luiz de Moraes;

Resumo:

Esse ensaio é um estudo de como diferentes teorias econômicas analisam o impacto das taxas de juros no controle da inflação. O ponto de partida é a teoria de Wicksell e sua relação inversa entre a taxa de juros e o nível de preços. Esta relação inversa também está presente na Teoria Quantitativa da Moeda (TQM). Por essa teoria temos a equação MV = PT. Assumindo-se que V e T são parâmetros comportamentais fixos conclui-se que um aumento na oferta monetária leva a um aumento nos preços. Porém um aumento na oferta monetária gera uma queda na taxa de juros. Indiretamente uma taxa de juros menor aumenta os preços. Por outro lado, um menor crescimento na oferta monetária significa também um baixo crescimento dos “fundos emprestáveis” e portanto, um aumento na taxa de juros. Ou seja, uma correlação negativa, queda (alta) nos preços e alta(baixa) nas taxas de juros. De acordo com essa teoria, excesso de gastos deriva do excesso de saldos monetários e a inflação por si só reduz esse excesso de demanda através da redução do valor real dos saldos monetários.O destaque para a teoria de Wicksell deve-se ao fato desta ser considerada a mais importante teoria pré-keynesiana que busca analisar de forma sistemática o mercado de empréstimo. Schumpeter destaca que ao longo da história do pensamento econômico até Wicksell a taxa de juros natural e a taxa de juros monetária eram tratadas como uma só (Schumpeter , 1963, p. 1118-19).

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392470-05

Como citar:

NIEMEYER, Luiz de Moraes; "Altas taxas de juros reduzem a taxa de inflação? Revisitando Wicksell com uma perspectiva da economia clássica e estruturalista", p. 97 -112. In: Desenvolvimento brasileiro em debate. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392470, DOI 10.5151/9788580392470-05