A questão “psico-social” a partir do estudo de experiências anômalas/ religiosas

Zangari, Wellington ; MACHADO, Fatima Regina ; MARALDI, Everton de Oliveira ; MARTINS, Leonardo Breno

Resumo:

O ímpeto inicial diante da questão do significado do hífen na expressão psicosocial foi abordá-la por uma via epistemológica “pura”, descolada de um objeto concreto ou a partir de referências históricas que permitissem um contexto dentro do qual seria possível uma escolha justificável frente às múltiplas possibilidades de solução das inúmeras relações possíveis entre o “psico” e o “social”. Tal inclinação, no entanto, perdeu sua força no momento em que se buscou transpor aquelas reflexões epistemológicas e históricas ao contexto das pesquisas que temos desenvolvido junto aos colegas nos laboratórios a que pertencemos: o Inter Psi – Laboratório de Psicologia Anomalística1 e o Laboratório de Psicologia Social da Religião.

51 downloads

DOI: 10.5151/9788580392357-05

Referências bibliográficas
  • ADLER, S. R. Sleep paralysis: night-mares, nocebos, and the mind-body connection. New Jersey: Rutgers University Press, 2011.
  • BARLEV, M. et al. Anomalous experiences and paranormal attributions in a new
  • spiritual movement. Paper presented at the Psychology of Religion and Spirituality
  • Preconference at the Society for Personality and Social Psychology,
  • Long Beach, CA, 2015.
  • BARRETT, J. Why would anyone believe in God? Walnut Creek, CA: AltaMira Press,
  • 2004. In: BARRETT, J. Cognitive science of religion: looking back, looking forward.
  • Journal for the Scientific Study of Religion, v. 50, n. 2, p. 229-239, 2011.
  • ______. Cognitive science of religion: looking back, looking forward. Journal for
  • the Scientific Study of Religion, v. 50, n. 2, p. 229-239, 2011.
  • CARDEÑA, E.; LYNN, S. J.; KRIPPNER, S. Variedades da experiência anômala:
  • análise de evidências científicas. São Paulo: Atheneu, 2013.
  • DURKHEIM, E. As formas elementares de vida religiosa. São Paulo: Edições
  • Paulinas, 1989. Publicado originalmente em 1915.
  • GEERTZ, C. Available light: anthropological reflections on philosophical topics.
  • New Jersey: Princeton University Press, 2000.
  • ______. Nova luz sobre a Antropologia. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro:
  • Zahar, 2001.
  • HUFFORD, D. J. The terror that comes in the night: an experience-controled
  • study of supernatural assault traditions. Philadelphia: University of Pennsylvania
  • Press, 1982.
  • MACHADO, F. R. Experiências anômalas na vida cotidiana: experiências extra-
  • sensório-motoras e sua associação com crenças, atitudes e bem-estar subjetivo.
  • Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia. São Paulo: Universidade
  • de São Paulo, 2009. 344 p.
  • ______. Tópicos de psicologia social: apontamentos para reflexão. Apostila didática.
  • São Paulo, 2014. No prelo.
  • MARALDI, E. O. Metamorfoses do espírito: usos e sentidos das crenças e experiências
  • paranormais na construção da identidade de médiuns espíritas.
  • Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia. São Paulo: Universidade de
  • São Paulo, 2011. 454 f.
  • ______. Dissociação, crença e identidade: uma perspectiva psicossocial. Tese de
  • doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014. No prelo.
  • MARTINS, L. B. Na trilha dos alienígenas: uma proposta psicológica integrativa
  • sobre experiências “ufológicas” e “paranormais”. Tese de Doutorado. Instituto
  • de Psicologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015. 456 f.
  • McCLENON, J. A survey of Chinese anomalous experiences and comparasion
  • with Western representative national samples. Journal for Scientific Study of
  • Religion, [S.I.], v. 27, p. 421-426, 1988.
  • ______. Chinese and American anomalous experiences: the role of religiosity.
  • Sociological Analysis, [S. l.], v. 51, p. 53-67, 1990.
  • OSIS, K.; HARALDSSON, E. At the hour of death. New York: Avon, 1977.
  • PAIVA, G. J. Congresso da Associação Internacional de Psicologia da Religião.
  • Boletim – Academia Paulista de Psicologia, São Paulo, n. 3/06, p. 38-44,
  • 2006.
  • ______. Psicologia cognitiva da religião. REVER – Revista de Estudos da Religião,
  • São Paulo, v. 7, p. 183-191, 2007.
  • PYYSIÄINEN, I. How religion works: Towards a new cognitive science of religion.
  • Leiden: Brill, 2003.
  • ROSE, R. Living magic: the reality underlying the psychical practices and beliefs
  • of Australian aborigines. Chicago: Rand McNally, 1956.
  • SAWAIA, S. A dialética contra a cilada negadora da práxis social (Prefácio). In:
  • MARTINS, S. T. F.; ABRANTES, A. A.; SILVA, N. R. (Org.). Método histórico
  • social na psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 7-14.
  • TYLOR, E. Primitive Culture. New York: Harper & Row, 1871.
  • ZANGARI, W. Incorporando papéis: uma leitura psicossocial do fenômeno da
  • mediunidade de incorporação em médiuns de Umbanda. Tese de Doutorado.
  • Instituto de Psicologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003. 350 f.
Como citar:

ZANGARI, Wellington; MACHADO, Fatima Regina; MARALDI, Everton de Oliveira; MARTINS, Leonardo Breno; "A questão “psico-social” a partir do estudo de experiências anômalas/ religiosas", p. 71-82. A psicologia social e a questão do hífen - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392357, DOI 10.5151/9788580392357-05