A questão “psico-social” a partir do estudo de experiências anômalas/ religiosas

ZANGARI, Wellington; MACHADO, Fatima Regina; MARALDI, Everton de Oliveira; MARTINS, Leonardo Breno;

Resumo:

O ímpeto inicial diante da questão do significado do hífen na expressão psicosocial foi abordá-la por uma via epistemológica “pura”, descolada de um objeto concreto ou a partir de referências históricas que permitissem um contexto dentro do qual seria possível uma escolha justificável frente às múltiplas possibilidades de solução das inúmeras relações possíveis entre o “psico” e o “social”. Tal inclinação, no entanto, perdeu sua força no momento em que se buscou transpor aquelas reflexões epistemológicas e históricas ao contexto das pesquisas que temos desenvolvido junto aos colegas nos laboratórios a que pertencemos: o Inter Psi – Laboratório de Psicologia Anomalística1 e o Laboratório de Psicologia Social da Religião.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392357-05

Referências bibliográficas
  • ADLER, S. R. Sleep paralysis: night-mares, nocebos, and the mind-body connection. New Jersey: Rutgers University Press, 2011.
    BARLEV, M. et al. Anomalous experiences and paranormal attributions in a new spiritual movement. Paper presented at the Psychology of Religion and Spirituality Preconference at the Society for Personality and Social Psychology, Long Beach, CA, 2015.
    BARRETT, J. Why would anyone believe in God? Walnut Creek, CA: AltaMira Press, 2004. In: BARRETT, J. Cognitive science of religion: looking back, looking forward. Journal for the Scientific Study of Religion, v. 50, n. 2, p. 229-239, 2011.
    ______. Cognitive science of religion: looking back, looking forward. Journal for the Scientific Study of Religion, v. 50, n. 2, p. 229-239, 2011.
    CARDEÑA, E.; LYNN, S. J.; KRIPPNER, S. Variedades da experiência anômala: análise de evidências científicas. São Paulo: Atheneu, 2013.
    DURKHEIM, E. As formas elementares de vida religiosa. São Paulo: Edições Paulinas, 1989. Publicado originalmente em 1915.
    GEERTZ, C. Available light: anthropological reflections on philosophical topics. New Jersey: Princeton University Press, 2000.
    ______. Nova luz sobre a Antropologia. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
    HUFFORD, D. J. The terror that comes in the night: an experience-controled study of supernatural assault traditions. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1982.
    MACHADO, F. R. Experiências anômalas na vida cotidiana: experiências extra- sensório-motoras e sua associação com crenças, atitudes e bem-estar subjetivo. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009. 344 p.
    ______. Tópicos de psicologia social: apontamentos para reflexão. Apostila didática. São Paulo, 2014. No prelo.
    MARALDI, E. O. Metamorfoses do espírito: usos e sentidos das crenças e experiências paranormais na construção da identidade de médiuns espíritas. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011. 454 f.
    ______. Dissociação, crença e identidade: uma perspectiva psicossocial. Tese de doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014. No prelo.
    MARTINS, L. B. Na trilha dos alienígenas: uma proposta psicológica integrativa sobre experiências “ufológicas” e “paranormais”. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015. 456 f.
    McCLENON, J. A survey of Chinese anomalous experiences and comparasion with Western representative national samples. Journal for Scientific Study of Religion, [S.I.], v. 27, p. 421-426, 1988.
    ______. Chinese and American anomalous experiences: the role of religiosity. Sociological Analysis, [S. l.], v. 51, p. 53-67, 1990.
    OSIS, K.; HARALDSSON, E. At the hour of death. New York: Avon, 1977.
    PAIVA, G. J. Congresso da Associação Internacional de Psicologia da Religião. Boletim – Academia Paulista de Psicologia, São Paulo, n. 3/06, p. 38-44, 2006.
    ______. Psicologia cognitiva da religião. REVER – Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 7, p. 183-191, 2007.
    PYYSIÄINEN, I. How religion works: Towards a new cognitive science of religion. Leiden: Brill, 2003.
    ROSE, R. Living magic: the reality underlying the psychical practices and beliefs of Australian aborigines. Chicago: Rand McNally, 1956.
    SAWAIA, S. A dialética contra a cilada negadora da práxis social (Prefácio). In: MARTINS, S. T. F.; ABRANTES, A. A.; SILVA, N. R. (Org.). Método histórico social na psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 7-14.
    TYLOR, E. Primitive Culture. New York: Harper & Row, 1871.
    ZANGARI, W. Incorporando papéis: uma leitura psicossocial do fenômeno da mediunidade de incorporação em médiuns de Umbanda. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003. 350 f.
Como citar:

ZANGARI, Wellington; MACHADO, Fatima Regina; MARALDI, Everton de Oliveira; MARTINS, Leonardo Breno; "A questão “psico-social” a partir do estudo de experiências anômalas/ religiosas", p. 71 -82. In: A psicologia social e a questão do hífen. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392357, DOI 10.5151/9788580392357-05