Rota segura para dias de inundações: desenvolvimento de elementos visuais para auxiliar na locomoção, alertas e localização da população

ANDRIGHI, Jean Fabyano; BARROS, Virginia Grace;

Resumo:

Para alcançar os objetivos propostos, o processo de pesquisa foi organizado conforme a metodologia para Sistema de Informação para Wayfinding (SIW) proposta por Calori (2007). Essa metodologia foi adaptada para atender ao estudo em questão. Para o presente projeto de pesquisa foram utilizadas as etapas de pré-design e design. Segundo Scariot (2013, p. 70), o pré-design consiste na coleta de todas as informações necessárias para o aprendizado e descoberta de aspectos específicos do projeto. Assim sendo, o pré-design se caracterizou pela fundamentação teórica do projeto em questão, apresentando os contextos relacionados aos riscos socioambientais e inundações no ambiente urbano, de que forma esses eventos afetam o município de Joinville (especificamente a área da bacia hidrográfica do rio Cachoeira-BHRC), além de como surgiu e funciona o projeto Rota Segura para Dias de Inundações (RSDI). No segundo momento foram contextualizados os assuntos relativos à Wayfinding, sinalética, Design (informação e sinalização) e sinalização (normas e leis), os quais contribuem para reflexões acerca do tema em estudo. A etapa de design apresenta duas subdivisões: o design esquemático e desenvolvimento de design. O design esquemático consiste na determinação de locais a serem sinalizados e da função que se deseja com cada elemento da sinalização, gerando um esquema ou inventário preliminar do sistema. Nesse sentido foi possível ter uma visão geral do projeto, plano de localização dos elementos de sinalização (peças), hierarquia das mensagens, opções de tipografia, símbolos, contexto visual de cada peça, estudos básicos de modelos, formas e formatos, entre outros (SCARIOT, 2013). O design esquemático na pesquisa em foco analisou tanto a RSDI desenvolvida pela Defesa Civil quanto a BHRC a fim de chegar a um entendimento sobre como se comporta a mancha de inundação nessa área. Por meio dessa análise definiu-se uma área de estudo dentro da BHRC para a aplicação da proposta desinalização. Posteriormente, diferentes mapas do Sistema Municipal de Informações Georreferenciadas (SIMGeo) foram cruzados (focados no recorte pré-estabelecido e no mapa da RSDI) e assim foram definidos os pontos a serem sinalizados, bem como quais seriam as sinalizações adequadas para cada situação.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391855-05

Referências bibliográficas
  • ARTHUR, P.; PASSINI, R. Wayfinding: people,signs and architecture. Ontario-Canadá, Focus Strategic Communications Incorporates, 2002.
    BARBOSA, D. R. et al. Risco ambiental de enchentes nos rios formadores da f acia do rio Piabanha (região serrana Fluminense). Universidade Gama Filho, Pró-Reitoria de Humanidades e Ciências Sociais, Curso de Geografia. Rio de Janeiro, 2013.
    BAUMANN, S. Intoduction to wayfinding and signage design. nov. 2010. Disponível em: . Acesso em: 1 fev. 2013.
    CALDEIRA, R. Comunicação e Práticas Semióticas nos Não – lugares. Lisboa: Universidade de Lisboa. Faculdade de Letras de Lisboa, 2013.
    CALORI, C. Signage and Wayfinding Design: a complete Guide to creating environmental graphic sesign systems. Nova Iorque: Wiley John & Sons, 2007.
    CARDOSO, E. et al. Composição visual da vetas. Disponível em: abril, 2012>.Acesso em: 06 jun. 2014.
    CONORATH, G. D. Águas urbanas: análise morfométrica e hidrológica da bacia hidrográfica do rio Cachoeira – Joinville/SC. 2012 [incluir número de folhas]. Dissertação (Mestrado em [completar]) – MPPT/ FAED/UDESC, Florianópolis, 2012.
    COSTA, J. Design para os olhos: marca, cor, identidade e sinalética. Tradução de Fernanda Soares. Lisboa: Dinalivro, 2011.
    CTB-CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. Código de Trânsito Brasileiro: instituído pela Lei 9.503, de 23/09/97. 3. ed. Brasília: DENATRAN, 2008.
    CONTRAN. Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito. V. I: Sinalização Vertical de Regulamentação. Brasília, 2007a.
    ________. Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito. V. II: Sinalização Vertical de Advertência. Brasília, 2007b.
    ________. Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito. V. III: Sinalização Vertical de Indicação. Brasília, 2007c.
    ________. Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito. V. IV: Sinalização Horizontal. Brasília, 2007d.
    ________. Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito. V. V: Sinalização Semafórica. Brasília, 2007e.
    ________. Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito. V. VI: Sinalização de Obras e Dispositivos Auxiliares. Brasília, 2007f.
    GIBSON, D. The Wayfinding Handbook: information design for public places. Nova Iorque: Princeton Architectural, 2009.
    IBGE. Primeiros resultados: Brasil e grandes regiões. Disponível em:. Acesso em: 10 abr. 2014.
    JOINVILLE CIDADE EM DADOS. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2014.
    JOINVILLE. Drenagem Urbana: Joinville enfrenta o desafio. Plano Diretor de Drenagem Urbana da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira-PPDU. Joinville, 2011a.
    MULLER, C. R. Avaliação de Suscetibilidade a Inundações utilizando Geotecnologias para a Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira - Joinville/SC. Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, mai. 2012.
    MULLER, C. R. et al. Ocupação em Joinville/SC e o Papel da Gestão Municipal para Mitigação de Dano Causados por Inundações. Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, Santa Catarina, v. 1, n. 1, jul./dez. 2012a.
    MULLER, C. R. et al. Bacias hidrográficas urbanas e a problemática das inundações-Estudo de caso: bacia hidrográfica do Rio Cachoeira – Joinville/SC. In: SIMPÓSITO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO – SBSR, XVI, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu, PR, Brasil: INPE, 13 a 18 abr. 2013b.
    PEZZIN, O. C. Design de sinalização do Metrô de São Paulo: estudo de caso de sua manutenção. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
    PIZZA. S. E. Brasil assimilou a importância do seguro contra riscos e inundações. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2013.
    SAUSEN, T. M.; NARVAES, I. S. Desastres naturais e geotecnologias: Inundações. Santa Maria, RS: INPE/CRS, 2013.
    SILVEIRA, W. N. et al. História das inundações em Joinville: 1851- 2008 – Curitiba: Organic Trading, 2009.
    SOUZA, E. Em 20 anos zonas urbanas do país crescem o equivalente a duas Xangai. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2013.
    SCARIOT, C. A. Avaliação de sistemas de informação para wayfinding: um estudo comparativo entre academia e mercado em Curitiba, 2013. 179 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná, 2013.
    SCHERER, F. V. URIARTT, S. M. P. O uso da cor em sistemas de sinalização. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ERGONOMIA E USABILIDADE DE INTERFACES HUMANO-TECNOLOGIA, 12., ago. 2012, Natal. Produto, informações e ambiente construído e transporte. Natal, RN, Brasil: [quem publicou], 2012.
    UN/ISDR. International strategy for disaster reduction. Terminology on Disaster Risk Reduction. Disponível em: . Acesso em: 9 out. 2013.
Como citar:

ANDRIGHI, Jean Fabyano; BARROS, Virginia Grace; "Rota segura para dias de inundações: desenvolvimento de elementos visuais para auxiliar na locomoção, alertas e localização da população", p. 85 -105. In: 1º simpósio de pesquisa técnico-científica do Mestrado Profissional em Design da Univille: relatos. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391855, DOI 10.5151/9788580391855-05