Acontecimentos recentes e desafios para o futuro

Cortez, Luís Augusto Barbosa ; Cruz, Carlos Henrique de Brito ; Souza, Gláucia Mendes ; Cantarella, Heitor ; Sluys, Marie-Anne van ; Filho, Rubens Maciel

Resumo:

O Projeto PITE/Fapesp Roadmap Biocombustíveis Sustentáveis para a Aviação no Brasil2, coordenado por Luís Cortez, da Unicamp, uma parceria da Fapesp com a Boeing e a Embraer e vários stakeholders, visou abrir caminho às pesquisas no Brasil para esse novo mercado, os biocombustiveis aeronáuticos (Figura 118). A partir de duas metas estabelecidas pela indústria da aviação no mundo – ter crescimento sem aumentar as emissões de GEE a partir de 2020 e reduzir as emissões de GEE à metade a partir de 2050 – foi lançado o desafio para as pesquisas. O Brasil, pelas condições excepcionais que possui (abundância de terras, condições naturais e capacitação humana), tem uma grande oportunidade de contribuir para desenvolver essa indústria em escala mundial. As rotas estudadas para a produção de biocombustíveis aeronáuticos no Brasil são apresentadas na Figura 119.

48 downloads

biocombustíveis, Álcool como combustível

DOI: 10.5151/None-05

Como citar:

CORTEZ, Luís Augusto Barbosa; CRUZ, Carlos Henrique de Brito; SOUZA, Gláucia Mendes; CANTARELLA, Heitor; SLUYS, Marie-Anne van; FILHO, Rubens Maciel; "Acontecimentos recentes e desafios para o futuro", p. 155-198. Proálcool 40 anos: universidades e empresas: 40 anos de ciência e tecnologia para o etanol brasileiro. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: None, DOI 10.5151/None-05