Design e Educação em Processo Colaborativo: A Concepção do Painel de Histórias para o Ensino da Escrita de Crônicas

Design e Educação em Processo Colaborativo: A Concepção do Painel de Histórias para o Ensino da Escrita de Crônicas

Bezerra, Francisco Ricardo Pereira; Coutinho, Solange Galvão;

Resumo:

Este artigo tem como foco a interdisciplinaridade entre os campos do Design e da Educação para o desenvolvimento de um artefato, aplicado para ensinar a escrita de crônicas. O estudo foi realizado com 50 participantes, distribuídos em turmas de primeiro e segundo ano da Escola Estadual de Ensino Médio Visconde do Rio Branco, em Fortaleza, Ceará. Ele faz parte de uma pesquisa experimental de mestrado em Design da Informação do PPGDesign da UFPE. O delineamento do estudo se deu a partir de uma abordagem etnográfica. A fase exploratória constituiu-se de observação não-participante em diversas salas de aula e entrevistas semiestruturadas com professores de Redação e Língua Portuguesa. Em um outro momento foi feita análise, juntamente com os professores, dos livros didáticos, inclusos aqueles aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021 e distribuídos às escolas em 2022. O artefato, nomeado de Painel de Histórias, foi concebido também com o envolvimento dos estudantes, que sinalizaram suas preferências através de questionários. O experiment foi orientado pelas concepções de design participativo voltado para a educação, pelos princípios da pedagogia freiriana, com noções de cooperação, protagonismo estudantil, ludicidade e oralidade. Através do arcabouço teórico-metodológico da Teoria da Atividade, baseou-se nos níveis de atividade de Leontiev e no diagrama de Engeström como ferramentas analíticas. Verificou-se a relação dos sujeitos com o artefato através dos estímulos aplicados como regras sociais, além de aprimoramentos possíveis pelos apontamentos críticos nos níveis operacionais. O resultado do uso do artefato de mediação funcionou como uma experiência positiva, lúdica e que proporcionou o desenvolvimento de habilidades para a escrita de crônicas pelos estudantes. O Painel de Histórias demonstrou-se útil como um material complementar e de suporte ao livro didático, com a possibilidade de aplicação para outros gêneros textuais, na visão dos professores.

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Este artigo tem como foco a interdisciplinaridade entre os campos do Design e da Educação para o desenvolvimento de um artefato, aplicado para ensinar a escrita de crônicas. O estudo foi realizado com 50 participantes, distribuídos em turmas de primeiro e segundo ano da Escola Estadual de Ensino Médio Visconde do Rio Branco, em Fortaleza, Ceará. Ele faz parte de uma pesquisa experimental de mestrado em Design da Informação do PPGDesign da UFPE. O delineamento do estudo se deu a partir de uma abordagem etnográfica. A fase exploratória constituiu-se de observação não-participante em diversas salas de aula e entrevistas semiestruturadas com professores de Redação e Língua Portuguesa. Em um outro momento foi feita análise, juntamente com os professores, dos livros didáticos, inclusos aqueles aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021 e distribuídos às escolas em 2022. O artefato, nomeado de Painel de Histórias, foi concebido também com o envolvimento dos estudantes, que sinalizaram suas preferências através de questionários. O experiment foi orientado pelas concepções de design participativo voltado para a educação, pelos princípios da pedagogia freiriana, com noções de cooperação, protagonismo estudantil, ludicidade e oralidade. Através do arcabouço teórico-metodológico da Teoria da Atividade, baseou-se nos níveis de atividade de Leontiev e no diagrama de Engeström como ferramentas analíticas. Verificou-se a relação dos sujeitos com o artefato através dos estímulos aplicados como regras sociais, além de aprimoramentos possíveis pelos apontamentos críticos nos níveis operacionais. O resultado do uso do artefato de mediação funcionou como uma experiência positiva, lúdica e que proporcionou o desenvolvimento de habilidades para a escrita de crônicas pelos estudantes. O Painel de Histórias demonstrou-se útil como um material complementar e de suporte ao livro didático, com a possibilidade de aplicação para outros gêneros textuais, na visão dos professores.

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9786555503463-04

Referências bibliográficas
  • CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Conversações com
    Jean Lebrun. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Editora UNESP, 1998.
    COUTINHO, Solange Galvão; LOPES, Maria Teresa. Design para educação: uma possível
    contribuição para o ensino fundamental brasileiro. In O papel social do design
    gráfico: história, conceitos & atuação profissional. São Paulo: Senac, 2011.
    FONTOURA, Antônio Martiniano. A interdisciplinaridade e o ensino do design. Projética
    Revista Científica de Design, Londrina, v.2, n.2, 86-95. 2011. Disponível em:
    https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p86. Acesso em 08 outubro de 2022.
Como citar:

BEZERRA, Francisco Ricardo Pereira; COUTINHO, Solange Galvão; "Design e Educação em Processo Colaborativo: A Concepção do Painel de Histórias para o Ensino da Escrita de Crônicas", p. 60 -77. In: Anais III SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGDesign UFPE2023: DESIGN [em fronteira] 07-11AGOSTO2023. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503463, DOI 10.5151/9786555503463-04