A Comunicação Através do "Som" em Mangás Brasileiros uma Nova Proposta de Classificação para Onomatopeias

Araújo, Janaina Freitas Silva de ; Miranda, Eva Rolim

Resumo:

Desde 2015, após o crescimento de histórias em quadrinhos independentes no Brasil, houve o surgimento de títulos denominados como “mangás brasileiros” (BRAGA JR., 2019). Esta pesquisa advém do processo investigativo sobre como o elemento da onomatopeia pode ser analisado enquanto elemento gráfico, pictórico e esquemático e não apenas verbal (TWYMAN, 1979). Oprocesso de criação de onomatopeias para os quadrinhos brasileiros é miscigenado por influências diversas, sejam elas europeias, norte-americanas ou asiáticas. Contudo, ao realizarmos o recorte da literatura sobre como o som é representado em mangás japoneses, nos deparamos com o termo kakimoji. Os kakimoji são os ideogramas utilizados para representação não apenas de sons “reais”, mas também de emoções; analisamos também, portanto, como as emoções podem ser representadas através das onomatopeias em mangás independentes brasileiros. Partindo da Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS), observamos a escassez na produção acadêmica nacional sobre este tema, pela ótica do Design, e, portanto, destacamos encaminhamentos pertinentes à investigação sobre os mangás brasileiros independentes e como tal produção está impulsionando o mercado editorial de HQs no país, ainda que durante o período da pandêmico da Covid-19.

48 downloads

design

DOI: 10.5151/9786555502077-04

Referências bibliográficas
  • BRAGA JR., A. X. Desvendando O Mangá Nacional. Maceió: Edufal, 2011.
  • DERDYK, E. Formas de pensar o desenho: desenvolvendo o grafismo infantil. 3ª ed. São Paulo: Editora Panda Educação, 2020.
  • DONDIS, A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2015.
Como citar:

ARAÚJO, Janaina Freitas Silva de; MIRANDA, Eva Rolim; "A Comunicação Através do "Som" em Mangás Brasileiros uma Nova Proposta de Classificação para Onomatopeias", p. 46-59. Anais II Seminário de pesquisa PPGDesign UFPE2022. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555502077, DOI 10.5151/9786555502077-04