A Comunicação Através do "Som" em Mangás Brasileiros uma Nova Proposta de Classificação para Onomatopeias
Araújo, Janaina Freitas Silva de; Miranda, Eva Rolim;
Resumo:
Desde 2015, após o crescimento de histórias em quadrinhos independentes no Brasil, houve o surgimento de títulos denominados como “mangás brasileiros” (BRAGA JR., 2019). Esta pesquisa advém do processo investigativo sobre como o elemento da onomatopeia pode ser analisado enquanto elemento gráfico, pictórico e esquemático e não apenas verbal (TWYMAN, 1979). Oprocesso de criação de onomatopeias para os quadrinhos brasileiros é miscigenado por influências diversas, sejam elas europeias, norte-americanas ou asiáticas. Contudo, ao realizarmos o recorte da literatura sobre como o som é representado em mangás japoneses, nos deparamos com o termo kakimoji. Os kakimoji são os ideogramas utilizados para representação não apenas de sons “reais”, mas também de emoções; analisamos também, portanto, como as emoções podem ser representadas através das onomatopeias em mangás independentes brasileiros. Partindo da Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS), observamos a escassez na produção acadêmica nacional sobre este tema, pela ótica do Design, e, portanto, destacamos encaminhamentos pertinentes à investigação sobre os mangás brasileiros independentes e como tal produção está impulsionando o mercado editorial de HQs no país, ainda que durante o período da pandêmico da Covid-19.
0:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/9786555502077-04
Referências bibliográficas
-
BRAGA JR., A. X. Desvendando O Mangá Nacional. Maceió: Edufal, 2011.
DERDYK, E. Formas de pensar o desenho: desenvolvendo o grafismo infantil. 3ª ed. São Paulo: Editora Panda Educação, 2020.
DONDIS, A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2015.
Como citar:
ARAúJO, Janaina Freitas Silva de; MIRANDA, Eva Rolim (org.);
"A Comunicação Através do "Som" em Mangás Brasileiros uma Nova Proposta de Classificação para Onomatopeias",
p. 46 -59.
In:
Anais II SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGDesign UFPE2022: DESIGN [em fronteira] 22-26AGOSTO2022.
São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555502077,
DOI 10.5151/9786555502077-04