Decolonialismo Indígena na Moda: A Marca Tucum Brasil

Bandeira, Suene Martins ; Cavalcanti, Virginia Pereira

Resumo:

A decolonialidade se caracteriza pelo enfrentamento da colonialidade, que, mesmo após a formalização da independência em regiões que foram colonizadas, permanece vigente como herança da modernidade, do racismo e do capitalismo. O pensamento de colonial busca alternativas viáveis para o discurso e a prática desse mundo, trazendo luz a vozes e cosmovisões silenciadas pelo domínio europeu no poder, no saber e no ser.

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design, Desenho industrial, Arquitetura e Design, design de produto

DOI: 10.5151/9786555502206-04

Referências bibliográficas
  • GONZAGA, A. A. G. Decolonialismo indígena. São Paulo: Matrioska Editora, 2021.
  • HOOKS, B. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.
  • LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Como citar:

BANDEIRA, Suene Martins; CAVALCANTI, Virginia Pereira; "Decolonialismo Indígena na Moda: A Marca Tucum Brasil", p. 94-115. Fronteiras do design: (entre) outros possíveis - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502206, DOI 10.5151/9786555502206-04