Design Ativismo como Forma de Tensionamento do Status Quo da Mobilidade Urbana
Prado, Gheysa Caroline
Resumo:
Este capítulo argumenta que existe um tensionamento cada vez maior nos espaços urbanos cedidos para uso exclusivo de veículos motorizados, especialmente os de uso particular e individual. Diante dessa problemática, espera-se oferecer um olhar para estratégias do campo do design e áreas relacionadas, especialmente aquelas voltadas a incentivar e promover a mobilidade ativa como transporte.
34 downloads
DOI: 10.5151/9786555502312-04
Referências bibliográficas
- DA SILVA, Antônio N. R.; COSTA, Marcela da S.; MACEDO, Márcia H. Multiple views of sustainable urban mobility: The case of Brazil. Transport Policy, v. 15, n. 6, p. 350-360. 2008.
- DAMACENA, Janary. RODOVIDA: Ministro Participa do Início da Mobilização para Reduzir Acidentes de Trânsito. 2016. Disponível em: https://goo.gl/hzqryM. Acesso em: 10 abr. 2017.
- FERGUSON, E. Transportation Demand Management: Planning, Development, and Implementation. APA Journal, p. 442-456, 1990.
Como citar:
PRADO, Gheysa Caroline; "Design Ativismo como Forma de Tensionamento do Status Quo da Mobilidade Urbana", p. 67-82. Coletânea de estudos do PPGDesign/UFPR: novos horizontes da pesquisa em design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502312, DOI 10.5151/9786555502312-04