Impersonaliza-Se? Indetermina-Se? Usos de Construções Transitivas Diretas com Pronome Se em Textos do Português do Brasil

Saraiva de Pontes, Eneile Santos

Resumo:

Neste capítulo, buscamos analisar estratégias de impersonalização discursiva em textos jornalísticos (editoriais e artigos de opinião) e acadêmicos (teses e dissertações) do português brasileiro (PB) acionadas por predicação transitiva direta com o pronome SE. Mas, como tratar da impersonalização? Por que lançamos mão de determinadas construções que retiram de cena o participante responsável pela ação/processo em nossos textos?

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Língua portuguesa, Português, ensino de português

DOI: 10.5151/9786555502459-04

Referências bibliográficas
  • FERRARI, L. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011.
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  • LANGACKER, R. W. Foundations of cognitive grammar: Descriptive applications. Standford: Standford University Press, 1991.
Como citar:

SARAIVA DE PONTES, Eneile Santos; "Impersonaliza-Se? Indetermina-Se? Usos de Construções Transitivas Diretas com Pronome Se em Textos do Português do Brasil", p. 91-108. Ensino de português: predicar em (con)texto. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502459, DOI 10.5151/9786555502459-04