Plantas Alimentícias em Quintais Urbanos: Um Inventário em Areias e São José do Barreiro

Ranieri, Guilherme; Zanirato, Silvia Helena;

Resumo:

Nos municípios de São José doBarreiro e Areias, no Vale do Paraíba Paulista, é possível encontrar, dentro do centro urbano, características associadas à ruralidade, como o cultivo de hortaliças e frutas nos quintais, além da presença de detentores de conhecimento botânico sobre plantas alimentícias. Os quintais, as plantas e os saberes são considerados patrimônio cultural em uma definição integradora, tendo em vista suas formas, histórias e os saberes etnobotânicos da população a respeito do cultivo e dos usos. Dessa forma, o texto, síntese de uma Dissertaçãode Mestrado apresentada ao Procam, explicita partes do trabalho que teve como objetivo caracterizar o uso de plantas alimentícias nesses quintais, com vistas a identificar as vulnerabilidades nas quais plantas e saberes a elas associados estão sujeitos. Foram entrevistados 67 residentes dos dois municípios e foram encontradas 172 espécies e variedades alimentícias, das quais 31 são consideradas espontâneas. Foram listadas, ainda, 20 espécies que possuem potencial na alimentação, mas que não foram citadas. O conhecimento de plantas alimentícias e seus usos pela população é notável; contudo, o que se verifica é que diversos processos podem comprometer a transmissão desses saberes, fragilizando a manutenção e a trans­missão desses patrimônios.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502671-04

Referências bibliográficas
  • ALBUQUERQUE, U. P.; LUCENA, R. F. P.; ALENCAR, N. L. Métodos e técnicas para a coleta de dados etnobotânicos. ALBUQUERQUE, U. P.; LUCENA, R. F. P.; CUNHA, L. V. F. C. (org.). Métodos e Técnicas na Pesquisa Etnobiológica e Etnoecológica. Recife, NUPEEA, 2010. ARNAIZ, M. G. Em direção a uma nova ordem alimentar? In: CANESQUI, A. M.; GARCIA, R. W. D. (Org.). Antropologia e nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. CARNEIRO, A. M. Espécies ruderais com potencial alimentício em quatro municípios do Rio Grande do Sul. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
Como citar:

RANIERI, Guilherme; ZANIRATO, Silvia Helena; "Plantas Alimentícias em Quintais Urbanos: Um Inventário em Areias e São José do Barreiro", p. 79 -92. In: Estudos Socioambientais: Diversidade de Olhares. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502671, DOI 10.5151/9786555502671-04