Lima Barreto: Em Conexões de Atos de Ler e de Reexistir

Testa, Eliane Cristina ; Gomes, Davi Pereira ; Sousa, Leomar Alves de

Resumo:

Que possibilidades temos no trabalho pedagógico com o texto literário em sala de aula? Com essa pergunta damos início a este texto e arriscamos dizer que elas são múltiplas, profundas e expansivas. Compreendemos leitura em consonância com a noção de leitura subjetiva (JOUVE, 2013) e dos leitores reais (ROUXEL, 2013), em que estão em jogo o retorno e a projeção de si, e a experiência leitora como espaço humano e “real”, cheia de camadas, nas quais leitor(a) e texto se comunicam transitivamente perspectivadas a partir de experiências humanas e vivas, compartilhadas de valores e de saberes, operadas por soma, em que se prevaleçam um olhar subjetivo sobre o texto.

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Lima Barreto, Crítica e interpretação, crítica literária, estudo e ensino de literatura

DOI: 10.5151/9786555502619-04

Referências bibliográficas
  • ABREU, Elânia Cristina Soares de; ANDRADE, Miguel Wanderley de. A importância da literatura na EJA. Intesa (Pombal/PB – Brasil), v. 4, n. 1, jan./dez 2011, p. 13-20. Disponível em: file:///C:/Users/Aparecida/ Documents/artigos%20LP2/EJA.pdf. Acesso em: 25 maio 2021.
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  • BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. 5. ed. São Paulo: Martin Claret, 2011.
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  • CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades, ed. 34, 2002.
Como citar:

TESTA, Eliane Cristina; GOMES, Davi Pereira; SOUSA, Leomar Alves de; "Lima Barreto: Em Conexões de Atos de Ler e de Reexistir", p. 67-78. Lima Barreto na sala de aula: questões raciais e de gênero - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502619, DOI 10.5151/9786555502619-04