Os Oceanos: Lições do Passado para um Futuro Sustentável

Campos, Marília de Carvalho; Crivellari, Stefano; Chiessi, Cristiano Mazur;

Resumo:

A Organização das Nações Unidas declarou a década de 2020 como a “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável” com o intuito, entre outros, de aumentar e diversificar investimentos em ciência oceânica. Os oceanos ocupam grande parte da superfície terrestre, sendo o maior reservatório de água do planeta. A população mundial depende marcantemente, de forma direta ou indireta, dos serviços ecossistêmicos providos pelos oceanos. Dentre os serviços mais valiosos está a regulação do sistema climático. A Célula de Revolvimento Meridional do Atlântico (do inglês Atlantic Meridional Overturnig Circulation – AMOC) é uma componente crucial do sistema climático que atua na distribuição de calor e trocas gasosas (por exemplo, de dióxido de carbono) com a atmosfera. Considerando a possibilidade de uma marcante redução/colapso da AMOC no futuro devido às mudanças climáticas, é de extrema relevância aprofundar o entendimento a respeito das possíveis consequências que uma redução/colapso dessa circulação teria sobre o sistema climático. Registros paleoclimáticos advindos de inúmeras regiões do planeta indicam que uma marcante redução/colapso da AMOC teve profundos reflexos no sistema climático. Tais reflexos envolvem impactos de escala global a local, como alterações significativas no ciclo do carbono, na temperatura superficial oceânica e no clima de regiões tropicais. Este trabalho visa destacar a importância de estudar eventos pretéritos de enfraquecimento da AMOC, tornando evidente que o aumento, diversificação e manutenção dos investimentos em ciência oceânica são de suma importância para o melhor enfrentamento das mudanças climáticas.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501551-04

Referências bibliográficas
  • AHN, J.; BROOK, E. J. Siple Dome ice reveals two modes of millennial CO2 change during the last ice age. Nat Commun, 5, p. 3723, 2014. AMBRIZZI, T.; REBOITA, M. S.; DA ROCHA, R. P.; LLOPART, M. The state of the art and fundamental aspects of regional climate modeling in South America. Annals of the New York Academy of Sciences, 1436, n. 1, p. 98-120, 2019. AMBRIZZI, T.; ROCHA, R.; MARENGO, J. A.; PISNITCHENKO, I. et al. Cenários regionalizados de clima no Brasil para o Século XXI: Projeções de clima usando três modelos regionais. Ministério do Meio Ambiente (MMA), Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF), Diretoria de Conservação da Biodiversidade, 2007.
Como citar:

CAMPOS, Marília de Carvalho; CRIVELLARI, Stefano; CHIESSI, Cristiano Mazur; "Os Oceanos: Lições do Passado para um Futuro Sustentável", p. 79 -92. In: Agendas Locais e Globais da Sustentabilidade: Ciência, Tecnologia, Gestão e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501551, DOI 10.5151/9786555501551-04