A Fricativa Interdental Não Vozeada do Inglês /Θ/ por Aprendizes Brasileiros: Uma Análise Variacionista

Alves, Anilda Costa;

Resumo:

A presente pesquisa tem como intuito verificar a aquisição de um aspecto fonético-fonológico do inglês, a partir da concepção variacionista da linguagem. A fricativa interdental não vozeada do inglês /θ/, segmento presente no início da palavra think [θɪŋk], constitui nosso objeto de investigação. Por não figurar no sistema linguístico do português brasileiro (doravante PB), tal segmento mostra-se de difícil acesso para os aprendizes, tanto no que diz respeito à produção quanto à percepção. Dessa forma, é comum que, sobretudo durante o processo inicial de aprendizagem, seja confundido por um segmento semelhante da língua materna (doravante LM) do aprendiz, como o som inicial da palavra fala /f/.

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DOI: 10.5151/9786555501391-04

Referências bibliográficas
  • ​ ALVES, A. C. A importância da consciência fonológica naaquisição do inglês como segunda língua. Guarabira: UEPB, 2016. ALVES, A.C. Análise variacionista da produção da fricativainterdental surda do inglês /θ/ por aprendizes brasileiros. João Pessoa: UFPB,2018. ALVES, U. K. Consciência dos aspectos fonético-fonológicosda L2. In: LAMPRECHT, R. R. et al. Consciência dos sons da língua: subsídiosteóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores dalíngua inglesa/org. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
Como citar:

ALVES, Anilda Costa; "A Fricativa Interdental Não Vozeada do Inglês /Θ/ por Aprendizes Brasileiros: Uma Análise Variacionista", p. 81 -92. In: Estudos em Contato Linguístico: Língua Estrangeira em Perspectiva. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501391, DOI 10.5151/9786555501391-04