Reconhecendo Lugares Educativos: Metodologias Participativas, Práticas Interacionais, Multimodais e Inclusivas
Farbiarz, Jackeline Lima; Farbiarz, Alexandre; Dias, Cynthia Macedo; Marçal, Daniela de Carvalho; Oliveira, Eduardo de Andrade; Xavier, Guilherme de Almeida; Lacerda, Maira Gonçalves; Salles, Mariana Nioac; Portas, Roberta; Tabak, Tatiana;
Resumo:
O presente capítulo visa compartilhar metodologias participativas, práticas interacionais, multimodais e inclusivas, inscritas no lugar educativo Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos no Design (LINC-Design). É de 2014 o último livro publicado em conjunto pelos pesquisadores integrantes do Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio (PPG Design). Intitulado Formas do Design: por uma metodologia interdisciplinar (COUTO; FARBIARZ; Metodologias de campo: perspectivas interdisciplinares NOVAES; OLIVEIRA, 2014), o livro foi o resultado de uma revisita aos textos publicados inicialmente em 1999, acrescidos de textos de pesquisadores que passaram a integrar o quadro de professores do PPG Design na primeira década dos anos 2000.
0:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/9786555500523-04
Referências bibliográficas
-
ANGROSINO, Michael. V. Etnografia e observação participante.Porto Alegre: Artmed, 2009.
ARAUJO, Renata Mattos Eyer de; CORTÊS, Carlos AndréLameirão; e FARBIARZ, Jackeline Lima. Design em Parceria: experiências deensino de projeto em design fundamentadas na participação e no diálogo. In:Full Papers / Proceedings PDC 2020, FII19, v. 3, 2020. p.141-150. Disponívelem: http://www.pdc2020.org/wp-content/uploads/2020/06/Design-em-Parceriaexperie%CC%82ncias-de-ensino-de-projeto-em-design-fundamentadas-naparticipac%CC%A7a%CC%83o-e-no-dia%CC%81logo.pdf. Acessado em: 5 nov. 2020.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo:Martins Fontes, 1992 [1979].
Como citar:
FARBIARZ, Jackeline Lima; FARBIARZ, Alexandre; DIAS, Cynthia Macedo; MARçAL, Daniela de Carvalho; OLIVEIRA, Eduardo de Andrade; XAVIER, Guilherme de Almeida; LACERDA, Maira Gonçalves; SALLES, Mariana Nioac; PORTAS, Roberta; TABAK, Tatiana;
"Reconhecendo Lugares Educativos: Metodologias Participativas, Práticas Interacionais, Multimodais e Inclusivas",
p. 75 -104.
In:
Metodologias de Campo: Perspectivas Interdisciplinares.
São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555500523,
DOI 10.5151/9786555500523-04