Conclusão

Dias, Manoel Coracy Saboia

Resumo:

O objetivo deste trabalho consistiu em demonstrar que, não obstante o contraste do Locke dos opúsculos políticos e de outros escritos do mesmo período com o Locke dos tratados políticos e dos últimos escritos, o ideário liberal da doutrina teológico-política do “judicioso” Hooker, temperado pelo seu ardor anglicano, estes não foram ensinados em vão: John Locke compreendeu as sutilezas desse ensinamento, desde 1660 até o final de sua vida, como ele deixa claro no texto de 1703 – “Some Thoughts concerning Reading and Study for a Gentleman” [Alguns pensamentos referentes à leitura e estudo para um cavalheiro].

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filosofia, ciência política, liberalismo, doutrina teológico-política, ideário liberal, Filosofia do século xvii, Richard Hooker

DOI: 10.5151/9786555501032-04

Referências bibliográficas
  • LOCKE, John. Some Thoughts concerning Reading and Study for a Gentleman. In: LOCKE, John. The Works of John Locke. London: Thomas Tegg, 1823; rep. fac-simile Aalen, Germany: Scientia Verlag, 1963, v. 3, p. 296.
  • D’ENTRÈVES, Alexandro Passerin. The Medieval Contribution to Political Thought. Thomas Aquinas, Marsilius of Padua, Richard Hooker. Oxford, 1919; reprinted New York: The Humanities Press, 1959, p. 116.
  • HOOKER, Richard. The Works of that Learned and Judicious Divine Mr. Richard Hooker: With an Account of His Life and Death by Isaac Walton. Oxford at University Press, 1845. 2 v.
Como citar:

DIAS, Manoel Coracy Saboia; "Conclusão", p. 91-94. John Locke, leitor do “judicioso” Hooker. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501032, DOI 10.5151/9786555501032-04