Sintagmas Nominais como Rótulos em Livros Didáticos de História do Brasil

Bezerra, Gabrieli Pereira;

Resumo:

O estudo dos rótulos insere-se em uma perspectiva teórica em que o ato de referir é entendido como uma atividade do discurso, ou seja, segundo Koch (2003a, p. 79), “resultado da operação que realizamos quando, para designar, representar ou sugerir algo, usamos um termo ou criamos uma situação discursiva referencial com essa finalidade”. Neste trabalho, buscamos, ao mesmo tempo, correlacionar o uso dessa estratégia à análise dos tipos textuais, pois a escolha do rótulo a ser empregado pode estar relacionada à sequência textual em que o rótulo está inserido.

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DOI: 10.5151/9786555501650-04

Referências bibliográficas
  • APOTHELOZ, D.; CHANET, C. Definido e demonstrativo nas nomeações. In: CAVALCANTE, M.; BIASI-RODRIGUES, B.; CIULLA, A. (orgs.) Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003, p.131-76. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BEZERRA, Gabrieli Pereira. A coesão lexical através de SNs em cartas pessoais. Dissertação de Mestrado. Rio de janeiro: UFRJ, 2004.
Como citar:

BEZERRA, Gabrieli Pereira; "Sintagmas Nominais como Rótulos em Livros Didáticos de História do Brasil", p. 83 -104. In: Sintaxe, Língua em Uso e Análise de Gêneros: Uma Homenagem a Vera Lúcia Paredes Silva e a sua Contribuição à Linguística. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501650, DOI 10.5151/9786555501650-04