Os Processos de Ensino e Aprendizagem da Anatomia Humana por Meio de Diferentes Abordagens Metodológicas em Alunos da Educação Profissional do Instituto Federal do Paraná

Braz, Ana Carolina de Athayde Raymundi ; Cunha, Adriane de Lima Cardeal ; Siraichi, Jackeline Tiemy Guinoza ; Fernandes, Juliana Gomes ; Pereira, Rafael Mendes ; Pinto, Roberta Ramos ; Alves, Suelen Priscila Ferreira ; Alencar, Tatiane Romanini Rodrigues

Resumo:

O ensino da Anatomia Humana precisa ampliar suas possibilidades de métodos para que a aprendizagem dos conteúdos específicos tenha sentido e significado para os estudantes em formação e que cumpra os objetivos de sua atuação profissional nas áreas da Saúde. Ramos et al (2008) aponta que o ensino da Anatomia Humana é ainda um grande desafio a ser desdobrado, a nomenclatura utilizada não é de conhecimento popular, e isso dificulta tanto a memorização quanto a compreensão dos conteúdos pelos estudantes envolvidos com o processo de aprendizagem. Por estas razões faz-se necessária a ampliação de metodologias de ensino. Nesse sentido, a atuação do educador é fundamental.

34 downloads

massagem terapêutica, massoterapia

DOI: 10.5151/9786555501131-04

Referências bibliográficas
  • BRAZ, P. R. P. Método didático aplicado ao ensino da Anatomia Humana. Anuário da Produção Acadêmica Docente. Vol.III. Nº.4, 2009. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/Did%C3%A1tica_pratica.pdf. Acesso em: 01 ago. 2014.
  • CERVO, A. L; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
  • MORATORI, P. B. Por que utilizar jogos pedagógicos no processo de ensino aprendizagem? Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Matemática. Núcleo de Computação Eletrônica. Informática na Educação. Rio de Janeiro, 2003. (Trabalho de Conclusão da disciplina de Introdução à Informática na Educação. Curso de Mestrado em Informática aplicada à Educação). Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/t_2003_patrick_barbosa_moratori.pdf. Acesso em: 02 ago. 2014.
Como citar:

BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi; CUNHA, Adriane de Lima Cardeal; SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinoza; FERNANDES, Juliana Gomes; PEREIRA, Rafael Mendes; PINTO, Roberta Ramos; ALVES, Suelen Priscila Ferreira; ALENCAR, Tatiane Romanini Rodrigues; "Os Processos de Ensino e Aprendizagem da Anatomia Humana por Meio de Diferentes Abordagens Metodológicas em Alunos da Educação Profissional do Instituto Federal do Paraná", p. 71-82. Experiências e trajetórias da massoterapia no Instituto Federal do Paraná: campus Londrina. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501131, DOI 10.5151/9786555501131-04