Orquestrações Instrumentais Como Pivot da Formação Docente

Lucena, Rosilângela;

Resumo:

A formação professores de matemática é sempre um grandedesafio. A complexidade de se propiciar uma formação que permita integraçãoteoria-prática conjugada ao uso de tecnologias digitais como suporte à práticadocente torna este desafio ainda mais longe de ser superado. O universo web esua diversidade de artefatos digitais à disposição de seus usuários é um espaçofértil para o desenvolvimento de práticas educativas e em rápida evolução. Cadavez mais softwares, aplicativos entre outros dispositivos digitais sãodesenvolvidos na perspectiva de favorecer o ensino e a aprendizagem dematemática. Entretanto, a integração desses artefatos à prática docente estádistante de ser uma realidade nas aulas de matemática.

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DOI: 10.5151/9786555500813-04

Referências bibliográficas
  • ATUBE. Disponível em: http://www.atube.me/pt-br/. Acesso em: 15 dez. 2018. DRIJVERS, P.; DOORMAN, M.; BOON, P.; REED, H.; GRAVMEIJER, K. The Teacher and the Tool: instrumental orchestrations in the technology-rich mathematics classroom. Educational Studies in Mathematics, Berlin Hidelberg, v. 75, n. 2, p. 213-234, Springer Netherlands, 2010. GEOGEBRA. Disponível em: https://www.GeoGebra.org/. Acesso em: 15 dez. 2018.
Como citar:

LUCENA, Rosilângela; "Orquestrações Instrumentais Como Pivot da Formação Docente", p. 91 -126. In: Compreender o Trabalho dos Professores Brasileiros do Ensino Básico: Uma Abordagem pelos Recursos. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500813, DOI 10.5151/9786555500813-04