Doutomania, Conhecimento e Performance Em O Homem Que Sabia Javanês, de Lima Barreto

Arauz, Valéria Angélica Ribeiro

Resumo:

A obra literária nasce também como resposta à realidade circundante ao seu autor. Na sala de aula, ela pode servir como um meio de reflexão acerca do mundo do leitor, a partir daquele mundo criado, como também acerca das relações humanas que perduram ao longo do tempo e atravessam os mais diversos contextos, 
evidenciando o que há de melhor e pior nas pessoas.

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literatura, Brasil, leitura, primeiros escritos, Lima Barreto, produção literária, crítica literária

DOI: 10.5151/9786555500875-04

Referências bibliográficas
  • ARAUZ, Valéria Angélica Ribeiro. Indivisíveis, intangíveis, impossíveis: mundos ficcionais em I nostri antenati, de Italo Calvino. 2009. 133 f. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/102374. ASSIS, M. L. Lima Barreto: língua, identidade e cidadania. São Paulo. 2008. 166 f. Tese (doutorado) – Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-27112009-095056/publico/
  • LUCIA_MARIA_DE_ASSIS.pdf. Acesso em: 20 fev. 2019. AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2015.
Como citar:

ARAUZ, Valéria Angélica Ribeiro; "Doutomania, Conhecimento e Performance Em O Homem Que Sabia Javanês, de Lima Barreto", p. 75-92. Lima Barreto na sala de aula: primeiros escritos. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500875, DOI 10.5151/9786555500875-04