Metáforas Corpóreas em Design de Interfaces Digitais

Alessio, Pedro;

Resumo:

Nas últimas décadas a cognição corpórea se estabeleceu como novo modelo para a compreensão do sistema de raciocínio humano. Segundo esse modelo, a natureza da mente humana é corpórea (embodied) ou seja, nosso sistema cognitivo está situado em um órgão vivo conectado a um corpo (também vivo) que está imerso em um ambiente no qual atua. Esta visão contraria os modelos tradicionais que viam nossa mente como um sistema de processamento de informações centralizado onde os órgãos sensório-motores serviriam apenas como um sistema periférico de entrada, saída e transporte de informações para uma central cognitiva abstrata.

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DOI: 10.5151/9786555500363-04

Referências bibliográficas
  • Amin, T. G., Jeppsson, F., & Haglund, J. (2015). Conceptual Metaphor and Embodied Cognition in Science Learning: Introduction to special issue. International Journal of Science Education, 37(5–6), 745–758. Anderson, M. L. (2007). Chapter Five How to Study the Mind: An Introduction to Embodied Cognition Michael L. Anderson. Brain development in learning environments: Embodied and perceptual advancements, 65.
Como citar:

ALESSIO, Pedro; "Metáforas Corpóreas em Design de Interfaces Digitais ", p. 112 -133. In: [bem] além do digital. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9786555500363, DOI 10.5151/9786555500363-04