Formação e Trabalho Colaborativos de Professores(as) de Francês para a Construção de Práticas Transformadoras

Figuerêdo, Tatiana da Silva ; Mastrella-de-Andrade, Mariana R.

Resumo:

A educação tem um papel vital na sociedade. É por ela e através dela que os rumos da humanidade se constroem para os anos vindouros e a concepção do que é educar norteia as escolhas que fazemos ou faremos como educadores/as de línguas (FREIRE, 1994). Do mesmo modo, nossa visão sobre o que é língua e linguagem e por que ensiná-la nos conduzirá à escolha por determinadas praxiologias em detrimento de outras, requerendo sempre uma visão crítica para perguntas tais como: a educação se restringe à qualificação e ensinar línguas 

seria promover a aprendizagem de um sistema linguístico?

32 downloads

LINGUISTICA, Ensino de Línguas

DOI: 10.5151/9786555060560-04

Referências bibliográficas
  • BIESTA, G. O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação, v. 41, n. 1, p. 21-29, 2018. BIESTA, G. Boa educação na era da mensuração. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 147, p. 808-825, 2012. BORELLI, J. D. V. P. O estágio e o desafi o decolonial: (des)construindo sentidos sobre a formação de professores/as de inglês. 2018. 223 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Como citar:

FIGUERÊDO, Tatiana da Silva; MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana R.; "Formação e Trabalho Colaborativos de Professores(as) de Francês para a Construção de Práticas Transformadoras", p. 79-96. Diversidade e tecnologias no ensino de línguas. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9786555060560, DOI 10.5151/9786555060560-04