A ESDI e o Ensino Formal de Design
Resumo:
A ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial, foi a instituição na qual Bergmiller desenvolveu suas atividades didáticas. Juntamente com Alexandre Wollner foi o responsável
pela definição dos critérios do que seria o ensino de um design paramétrico no Brasil, com todas as suas possibilidades e limitações reais. Uma das características do design
paramétrico, segundo Charles Jencks, seria, além da simplicidade formal quase reticente e de detalhamentos muito diretos e friamente resolvidos, a ausência de metáforas visuais e a preferência pelas conotações de precisão e neutralidade. Foi definido um plano didático, selecionado um grupo de professores, estabelecida uma forma específica de vestibular, foram instaladas oficinas e escolhidos seus mestres, trabalhos que, até então, nunca haviam sido realizados no ensino superior brasileiro. Isso era coerente com o contexto político da época, pois nunca antes um representante do poder executivo havia assumido uma posição tão voluntarista como o governador Carlos Lacerda, do recém-criado Estado da Guanabara, em relação a experiências inovadoras no ensino superior. A leitura do discurso de Lacerda por ocasião da assinatura do decreto de criação da ESDI, em 5 de dezembro de 1962, evidencia algumas ideias marcantes. Uma das justificativas principais para a criação da Escola e outras iniciativas semelhantes é a necessidade de criar quadros, “a principal crise brasileira”, pensamento que, como já vimos, poderia ser encontrado, em Roberto Simonsen, para justificar exatamente
a fundação de outra instituição inovadora de ensino superior em São Paulo, a Escola Livre de Sociologia e Política
em 1933.
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DOI: 10.5151/9788521218944-04
Referências bibliográficas
- SIMONSEN, Roberto C. Evolução industrial do Brasil e outros estudos. Seleção, notas e bibliografia de Edgard Carone. São Paulo: EdUSP, 1973.
Como citar:
"A ESDI e o Ensino Formal de Design", p. 196-251. Karl Heinz Bergmiller: um designer brasileiro. São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788521218944, DOI 10.5151/9788521218944-04