O Déficit Semântico da Dívida Pública Brasileira

Baldo, Rafael Antonio;

Resumo:

Como a dívida pública passou a comprometer, cada vez mais, parcela considerável do PIB brasileiro, o tema do endividamento público transpôs o círculo restrito dos relatórios técnicos e dos textos acadêmicos, até então confinados em torno de uma linguagem técnica dificilmente compreensível ao cidadão comum, para ganhar destaque nos noticiários e na arena pública.1 Contudo, nesse processo de abertura dialógica, a discussão sobre o endividamento público encontra uma série de obstáculos, dentre os quais se destaca a multiplicidade de conceitos, classificações, critérios e metodologias, com a difusão de vários relatórios, estudos e reportagens, cada qual usando um parâmetro distinto na definição e aferição do endividamento. A falta de exposição clara e transparente das premissas que norteiam cada conceito de dívida pública dificulta o aprofundamento de um diálogo sério a respeito do tema, dando vazão a “jogos de linguagem” que beneficiam os interlocutores mais influentes na arena pública, com prejuízo à qualidade da democracia, em termos de responsiveness e de accountability.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393897-04

Referências bibliográficas
  • ANDRADE, Cesar Augusto Seijas de. O controle do endividamento público e a autonomia dos entes da federação. São Paulo: FDUSP, Dissertação de Mestrado, 2012. ASSONI FILHO, Sérgio. Crédito público e responsabilidade fiscal. Porto Alegre: Núria Fabris Editora, 2007. ATHAYDE, David Rebelo; VIANNA, André Coelho. Dívida pública brasileira: uma análise comparativa dos três principais indicadores de esforço fiscal do governo.
Como citar:

BALDO, Rafael Antonio; "O Déficit Semântico da Dívida Pública Brasileira", p. 91 -114. In: Dívida Pública. São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788580393897, DOI 10.5151/9788580393897-04