Aplicação de Badges em certificações

Mendes, Vanessa Nascimento; Barros, Nara Regina Martins; Silva, Lucyene Lopes da;

Resumo:

A globalização e o desenvolvimento das novas tecnologias e a emergência de uma sociedade baseada no conhecimento impõem novas formas de compreender o mundo. Novas maneiras de pensar e agir, inicialmente introduzidas pela Revolução Industrial, sofrem constantes alterações que fazem com que qualificações e competências anteriormente valorizadas se desatualizem. Dessa forma, a exige-se por parte do trabalhador, uma crescente necessidade de estudar e aperfeiçoar-se, servindo assim de alavanca para impulsionar a criação e a oferta de cursos com pequena e média duração. Nesse contexto surgem os badges, emblemas digitais que representam simbolicamente competências e realizações. Para Ahna, Pelliconea e Butler (2014), os badges têm atraído grande interesse entre os pesquisadores relacionados às áreas de mídia digital e da educação. Randall, Harrison e West (2013) contribuem para essa discussão, distinguindo os conceitos: badges físicos e digitais e os open badges.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393613-04

Referências bibliográficas
  • AHNA, J.; PELLICONEA, A.; BUTLER, B. S. Open badges for education: What are the implications at the intersection of open systems and badging?. Research in Learning Technology. 22. 10.3402/rlt.v22.23563, 2014. Disponível em: http://dx.doi. org/10.3402/rlt.v22.23563. Acesso em: 13 jun. 2016. BRERETON, P. et al. Lessons from applying the systematic literature review process within the software engineering domain. Journal of Systems and Software, v. 80, n. 4, p. 571-583, 2007. Disponível em: . Acesso em: 9 jul. 2016. CORDEIRO, A. M. et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2016.
Como citar:

MENDES, Vanessa Nascimento; BARROS, Nara Regina Martins; SILVA, Lucyene Lopes da; "Aplicação de Badges em certificações", p. 119 -132. In: EAD, PBL e o Desafio da Educação em Rede: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393613, DOI 10.5151/9788580393613-04