O Ensino de Produção Textual com Foco no Processo: a Versão Textual da Ação Retórica
Mesquita, Ricardo Ugeda ; Flocco, Rosíris
Resumo:
O trabalho com as palavras é sempre um desafio. Apesar de encantadoras, as palavras são, também, perturbadoras por trazerem em si um caráter polissêmico e dependerem de um usuário competente e de um intérprete não menos eficaz. As palavras mais simples vêm carregadas de posicionamentos, sentimentos, visões de mundo e opiniões. Assim, na escrita, estamos muito ligados às nossas palavras pelo impulso de comunicar e transmitir as significações que brotam de nós mesmos a fim de alcançar o
42 downloads
DOI: 10.5151/9788580393675-04
Referências bibliográficas
- ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. BARTHES, R. A Retórica Antiga. In COHEN, J.et al. Pesquisas de Retórica. Petrópolis: Vozes, 1975, p. 147-224. BAZERMAN, C. Retórica da ação letrada. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. CAVALCANTE, M. M.; CUSTÓDIO FILHO, V.; BRITO, M. A. P. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014.
Como citar:
MESQUITA, Ricardo Ugeda; FLOCCO, Rosíris; "O Ensino de Produção Textual com Foco no Processo: a Versão Textual da Ação Retórica", p. 51-61. Retórica, Escrita e Autoria na Escola. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393675, DOI 10.5151/9788580393675-04