O Ensino de Produção Textual com Foco no Processo: a Versão Textual da Ação Retórica

Mesquita, Ricardo Ugeda; Flocco, Rosíris;

Resumo:

O trabalho com as palavras é sempre um desafio. Apesar de encantadoras, as palavras são, também, perturbadoras por trazerem em si um caráter polissêmico e dependerem de um usuário competente e de um intérprete não menos eficaz. As palavras mais simples vêm carregadas de posicionamentos, sentimentos, visões de mundo e opiniões. Assim, na escrita, estamos muito ligados às nossas palavras pelo impulso de comunicar e transmitir as significações que brotam de nós mesmos a fim de alcançar ooutro, nosso auditório. Quem fala quer persuadir, ainda que diga que não. Quem escreve quer persuadir, também, por meio de seu texto. Diante disso, a retórica impõe-se como a arte de persuadir um auditório. O discurso oratório é essencialmente dialético e persuasivo. Por conseguinte, a retórica alia-se com a produção escrita e tem a dialética como elemento componente. Afinal, como afirma Tringali (2014, p. 22): “Tudo que é discutível é dialético”. Assim, a persuasão e a dialética são partes integrantes do processo de escrita.

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DOI: 10.5151/9788580393675-04

Referências bibliográficas
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Como citar:

MESQUITA, Ricardo Ugeda; FLOCCO, Rosíris; "O Ensino de Produção Textual com Foco no Processo: a Versão Textual da Ação Retórica", p. 51 -61. In: Retórica, Escrita e Autoria na Escola. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393675, DOI 10.5151/9788580393675-04