Poética da Infância
Antônio, Severino; Tavares, Katia;
Resumo:
De modo constelar, este texto traz sugestões para quem cuida de crianças. As sugestões, interligadas e interdependentes, conversam umas com as outras. Cada uma, de certo modo, contém as demais e está contida nelas, a partir de uma ideia matriz: a de que existe uma poética natural da infância, que precisa ser reconhecida, preservada e cultivada. Uma educação poética das crianças, não apenas no sentido estrito de ler ou fazer poemas, mas fundamentalmente no sentido de pensar, sentir e expressar-se poeticamente. Viver poeticamente, como protagonista de sua infância, sendo criança, com sua descoberta do mundo e da linguagem,junto dos sentidos nascentes, com suas iluminações de afeto, de animismo, de empatia, com suas perguntas filosóficas e imagens poéticas, a recriar a vida, a recomeçar a história. Um texto-tessitura, que se entretece com outras vozes, com variações em torno do tema da educação poética da sensibilidade e da inteligência das crianças, a partir de duas necessidades vitais: a escuta e o diálogo.
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DOI: 10.5151/9788580393514-04
Como citar:
ANTôNIO, Severino; TAVARES, Katia;
"Poética da Infância",
p. 27 -34.
In:
Quem está na escuta? Diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças.
São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393514,
DOI 10.5151/9788580393514-04