Poética da Infância

Antônio, Severino; Tavares, Katia;

Resumo:

De modo constelar, este texto traz sugestões para quem cuida de crianças. As sugestões, interligadas e interdependentes, conversam umas com as outras. Cada uma, de certo modo, contém as demais e está contida nelas, a partir de uma ideia matriz: a de que existe uma poética natural da infância, que precisa ser reconhecida, preservada e cultivada. Uma educação poética das crianças, não apenas no sentido estrito de ler ou fazer poemas, mas fundamentalmente no sentido de pensar, sentir e expressar-se poeticamente. Viver poeticamente, como protagonista de sua infância, sendo criança, com sua descoberta do mundo e da linguagem,junto dos sentidos nascentes, com suas iluminações de afeto, de animismo, de empatia, com suas perguntas filosóficas e imagens poéticas, a recriar a vida, a recomeçar a história. Um texto-tessitura, que se entretece com outras vozes, com variações em torno do tema da educação poética da sensibilidade e da inteligência das crianças, a partir de duas necessidades vitais: a escuta e o diálogo.

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DOI: 10.5151/9788580393514-04

Como citar:

ANTôNIO, Severino; TAVARES, Katia; "Poética da Infância", p. 27 -34. In: Quem está na escuta? Diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393514, DOI 10.5151/9788580393514-04