Os Objetos Tutores e sua Importância na Clínica Psicanalítica de Crianças com Autismo

Tavares, Talita Arruda ; Souza, Audrey Setton Lopes de

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o papel dos objetos tutores como ferramenta importante para a clínica psicanalítica de crianças com autismo. Autores como Winnicott, Rodulfo e Guerra defendem que o brincar acompanha pari passu o desenvolvimento subjetivo, de forma que as perturbações que aparecem na estruturação psíquica do bebê podem ver-se refletidas no desenvolvimento da capacidade para o brincar. Essas dificuldades são observadas de forma clara nas crianças com autismo, que apresentam tanto a incapacidade para o

brincar quanto perturbações em sua constituição subjetiva. Dessa maneira, o tratamento psicanalítico visa o desenvolvimento do brincar dessas crianças, tendo em vista seus efeitos constitutivos. Partimos de duas vinhetas clínicas que ilustram a importância da criação compartilhada do objeto tutor pela dupla analítica na clínica do autismo, seja por meio da transformação do objeto autístico ou de propostas de continuidades para os movimentos estereotipados. Pudemos observar como o conceito de objeto tutor mostra-se um recurso valioso para a clínica psicanalítica do autismo.

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DOI: 10.5151/9788580393101-04

Referências bibliográficas
  • Freud, S. (1920). Além do princípio do prazer. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, 18. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
  • Guerra, V. (2010b). Simbolizacion y objeto en la vida psíquica: los objetos tutores. No prelo. Guerra, V. (2015). Palavra, ritmo e jogo: fios que dançam no processo de simbolização. Revista de Psicanálise da Sociedade de Porto Alegre, 20(3).
Como citar:

TAVARES, Talita Arruda; SOUZA, Audrey Setton Lopes de; "Os Objetos Tutores e sua Importância na Clínica Psicanalítica de Crianças com Autismo", p. 65-76. Atualidades na Investigação em Psicologia e Psicanálise. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580393101, DOI 10.5151/9788580393101-04