Os Objetos Tutores e sua Importância na Clínica Psicanalítica de Crianças com Autismo
Tavares, Talita Arruda ; Souza, Audrey Setton Lopes de
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o papel dos objetos tutores como ferramenta importante para a clínica psicanalítica de crianças com autismo. Autores como Winnicott, Rodulfo e Guerra defendem que o brincar acompanha pari passu o desenvolvimento subjetivo, de forma que as perturbações que aparecem na estruturação psíquica do bebê podem ver-se refletidas no desenvolvimento da capacidade para o brincar. Essas dificuldades são observadas de forma clara nas crianças com autismo, que apresentam tanto a incapacidade para o
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DOI: 10.5151/9788580393101-04
Referências bibliográficas
- Freud, S. (1920). Além do princípio do prazer. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, 18. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
- Guerra, V. (2010b). Simbolizacion y objeto en la vida psíquica: los objetos tutores. No prelo. Guerra, V. (2015). Palavra, ritmo e jogo: fios que dançam no processo de simbolização. Revista de Psicanálise da Sociedade de Porto Alegre, 20(3).
Como citar:
TAVARES, Talita Arruda; SOUZA, Audrey Setton Lopes de; "Os Objetos Tutores e sua Importância na Clínica Psicanalítica de Crianças com Autismo", p. 65-76. Atualidades na Investigação em Psicologia e Psicanálise. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580393101, DOI 10.5151/9788580393101-04