Por uma estética voltada à sustentabilidade estudos para configuração de novos artefatos ecologicamente orientados

Clementino, Thamyres Oliveira; Arruda, Amilton José Vieira de;

Resumo:

A discussão acerca dos danos ambientais, causados pelo desenvolvimento de artefatos, gerou mudanças no âmbito projetual, que por sua vez fomentaram o surgimento de uma nova categoria de produtos, os produtos ecologicamente orientados, que buscam reduzir os prejuízos ambientais causados no decorrer de todo o ciclo de vida. Neste contexto, o design vem apresentando medidas que se concentram quase que exclusivamente na adoção de escolhas técnicas, que trazem para a configuração dos artefatos atributos de sustentabilidade ambiental. Refletindo sobre esta situação, este artigo apresenta a necessidade de ampliação das capacidades do design, a partir da configuração consciente de artefatos ecologicamente orientados, que permita sua evidenciação enquanto solução mais adequada para o público, já que apenas a adoção de medidas técnicas não garante o seu reconhecimento. A pesquisa busca apresentar a relevância da diferenciação entre produtos convencionais e produtos ecologicamente orientados, como um meio de superar o mero redesign, e expor o design como ferramenta para a efetivação desta nova categoria de produtos. Deste modo, aponta para a construção de uma tipologia estética para os artefatos sustentáveis, pautados em identificadores estéticos provenientes da percepção dos consumidores e seu repertório acerca do tema.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392982-04

Referências bibliográficas
  • CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2013. HART, Stuart. Capitalismo na encruzilhada. Porto Alegre: Bookman, 2006. INSTITUTO AKATU. Pesquisa Akatu 2012. Rumo à sociedade do bem-estar. São Paulo: Instituto Akatu, 2013. Disponível em: http://www.akatu.org.br/pesquisa/2012/PESQUISAAKATU.pdf>. Acesso em: 1 de mar. 2015. KAZAZIAN, Thierry. Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. 2. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.
Como citar:

CLEMENTINO, Thamyres Oliveira; ARRUDA, Amilton José Vieira de; "Por uma estética voltada à sustentabilidade estudos para configuração de novos artefatos ecologicamente orientados", p. 87 -106. In: Design, Artefatos e Sistema Sustentável. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580392982, DOI 10.5151/9788580392982-04