A Oratória no Brasil do Século XIX

Santos, Éber José dos; Magri, Mariano; Mattos, Tiago Ramos e;

Resumo:

O presente trabalho toma o século XIX como período de referência para abordar a oratória no Brasil e opta por dois enfoques, que entendemos serem contextualizadores para o leitor sobre o aprendizado e o uso social dessa disciplina na época oitocentista. O primeiro se refere à Educação, sob o ponto de vista histórico. Assim, é importante, ainda que breve, o retorno aos séculos anteriores para a introdução dos métodos pedagógicos aplicados pelos Jesuítas, os quais contribuíram de forma significativa para a presença da oratória na escola formal 58 Artimanhas do dizer do século XIX. O segundo diz respeito à presença da oratória nos eventos sociais, como nas igrejas e na vida política, pois, como a escola formal era um bem de poucos abastados, os sermões dos padres e os discursos políticos eram os principais atos que permitiam o contato da população com essa arte.  

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392883-04

Referências bibliográficas
  • BARBOSA, Sidney. Caminhos e descaminhos da educação brasileira no século XIX. São Paulo: Brasiliense; EDUSP, 1988. BRANDÃO, Roberto de Oliveira. Os manuais de retórica brasileiros do século XIX. In: PERRONE-MOISÉS, Leyla (Org.). O Ateneu: retórica e paixão. São Paulo: Brasiliense, 1988. p. 43-58.A oratória no brasil do século xix 75. Presença da oratória no Brasil do século XIX. In: PERRONE-MOISÉS, Leyla (Org.). O Ateneu: retórica e paixão. São Paulo: Brasiliense, 1998. p. 213-226. BRASIL. Constituição (1824). Constituição Política do Império do Brazil. Rio de Janeiro: Secretaria de Estados dos Negocios do Imperio do Brazil, 1824. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2017.
Como citar:

SANTOS, Éber José dos; MAGRI, Mariano; MATTOS, Tiago Ramos e; "A Oratória no Brasil do Século XIX ", p. 57 -76. In: Artimanhas do dizer. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392883, DOI 10.5151/9788580392883-04