A didática da história a partir da Cultura Visual

SILVA, Marcos Vinícius da; CREMONESE, Bárbara;

Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo fazer uma análise sobre o uso de imagens na produção historiográfica, enfatizando o uso da mesma no ambiente escolar. Uma das problemáticas levantadas consiste exatamente em tentar estabelecer uma nova abordagem em relação ao uso da imagem, dando espaço assim, ao conceito chave de Cultura Visual. Conceito este que abre espaço para analisar a utilização de imagens no ensino de história a partir de uma nova perspectiva. Para além da discussão teórica, esta pesquisa envolve relatos de experiência que tenta acordar a discussão teórica em relação ao cotidiano escolar, conciliando assim os conceitos apresentados por Jorn Rüsen, principalmente o de Didática da História e os processos de aprendizagem histórica.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392319-04

Referências bibliográficas
  • BARRON, Wilian Carlos Cipriani; CERRI, Luis Fernando. A teoria da história de Jörn Rüsen entre a modernidade e a pós-modernidade: uma contribuição didática da história. Educação e realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 991-1008, set. 2012. Disponível em: . Acesso em: 5 jun. 2016. BURKE, Peter. A escola do Annales 1929-1089: a revolução francesa da historiografia. São Paulo: Ed. Unesp, 1997. CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. FRONZA, Marcelo. As narrativas históricas visuais e as possibilidades a partir do conceito de significância histórica. Teoria da história, Goiânia, v. 6, n. 12, p. 179-201, dez. 2014. KNAUSS, Paul. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. Uberlândia: Artcultura, 2005. Disponível em:. Acesso em: 5 jun. 2016. MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes Visuais, cultura visual, história visual: Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-36, abr. 2003. Disponível em: . Acesso em: 5 jun. 2016. MONTEIRO, Charles. Pensando sobre história, imagem e cultura visual. São Paulo: Unesp, 2013. Disponível em:. Acesso em: 5 jun. 2016. MOLINA, Ana Heloisa. Ensino de história e imagens: possibilidades de pesquisa. Domínios da imagem, Londrina, v. 1, n. 1, p. 15-29, nov. 2007. Disponível em: . Acesso em: 5 jun. 2016. PIRES, Maria João. Descontinuidade do tempo e da história na pós-modernidade: breve abordagem. Porto: Faculdade de Letras, 1999. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2016. RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução: Alain François. Campinas, SP. Editora da Unicamp, 2007. RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W.a, 2012. História Viva: Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007. SARDELICH, Maria Emilia. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa, Feira de Santana, v. 36, n. 128, p. 451-472, jun. 2005. Disponível em:. Acesso em: 5 jun. 2016. TEIXEIRA, Rafael Saddi. Didática da história e educação histórica. (Vídeo). Goiânia: Lehif Goiás, 2014. Son., color. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2016.
Como citar:

SILVA, Marcos Vinícius da; CREMONESE, Bárbara; "A didática da história a partir da Cultura Visual", p. 60 -74. In: História, cidades, redes políticas e sociais. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392319, DOI 10.5151/9788580392319-04