Design Science Research como eixo metodológico para o projeto do ambiente educacional híbrido
Design Science Research como eixo metodológico para o projeto do ambiente educacional híbrido
Sarmento, Thaisa Sampaio; Costa Filho, Lourival;
Resumo:
O espaço é a matriz ambiental para as relações humanas na sua complexidade (FISCHER, 1994; OLIVEIRA, 2011), e, ao mesmo tempo, é como elas, o resultado de fatores culturais, sociais e institucionais. Assim, percebe-se o estabelecimento de uma relação de troca entre a pessoa e o meio físico vivenciado. Havendo mútua influência, o ambiente atua sobre a pessoa que, por sua vez, age sobre os fatores espaciais que o determinam. Por isso, o ambiente construído deve ser planejado para oferecer plenas condições funcionais para o desenvolvimento de atividades e de satisfação para seus usuários.
0:
O espaço é a matriz ambiental para as relações humanas na sua complexidade (FISCHER, 1994; OLIVEIRA, 2011), e, ao mesmo tempo, é como elas, o resultado de fatores culturais, sociais e institucionais. Assim, percebe-se o estabelecimento de uma relação de troca entre a pessoa e o meio físico vivenciado. Havendo mútua influência, o ambiente atua sobre a pessoa que, por sua vez, age sobre os fatores espaciais que o determinam. Por isso, o ambiente construído deve ser planejado para oferecer plenas condições funcionais para o desenvolvimento de atividades e de satisfação para seus usuários.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/9786555503180-03
Referências bibliográficas
-
SARMENTO, T. S.; GOMES, A. S. Design de ambiente escolar para
aprendizagem criativa. Recife: Pipa, 2019.
SIMON, H. A. The Sciences of the Artificial. 3rd ed. Cambridge: MIT
Press, 1996.
SOMMER, R.; SOMMER, B. A practical guide to behavioral research,
tools and techniques. New York: Oxford, 1997.
Como citar:
SARMENTO, Thaisa Sampaio; COSTA FILHO, Lourival;
"Design Science Research como eixo metodológico para o projeto do ambiente educacional híbrido",
p. 78 -97.
In:
ergonomia e tecnologia [em foco] – Vol. 4.
São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503180,
DOI 10.5151/9786555503180-03