Design Science Research como eixo metodológico para o projeto do ambiente educacional híbrido

Sarmento, Thaisa Sampaio ; Costa Filho, Lourival

Resumo:

O espaço é a matriz ambiental para as relações humanas na sua complexidade (FISCHER, 1994; OLIVEIRA, 2011), e, ao mesmo tempo, é como elas, o resultado de fatores culturais, sociais e institucionais. Assim, percebe-se o estabelecimento de uma relação de troca entre a pessoa e o meio físico vivenciado. Havendo mútua influência, o ambiente atua sobre a pessoa que, por sua vez, age sobre os fatores espaciais que o determinam. Por isso, o ambiente construído deve ser planejado para oferecer plenas condições funcionais para o desenvolvimento de atividades e de satisfação para seus usuários.

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DOI: 10.5151/9786555503180-03

Referências bibliográficas
  • SARMENTO, T. S.; GOMES, A. S. Design de ambiente escolar para
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  • SOMMER, R.; SOMMER, B. A practical guide to behavioral research,
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Como citar:

SARMENTO, Thaisa Sampaio; COSTA FILHO, Lourival; "Design Science Research como eixo metodológico para o projeto do ambiente educacional híbrido", p. 78-97. Fronteiras do design: ergonomia e tecnologia (em foco) - Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503180, DOI 10.5151/9786555503180-03