Design Science Research como eixo metodológico para o projeto do ambiente educacional híbrido

Design Science Research como eixo metodológico para o projeto do ambiente educacional híbrido

Sarmento, Thaisa Sampaio; Costa Filho, Lourival;

Resumo:

O espaço é a matriz ambiental para as relações humanas na sua complexidade (FISCHER, 1994; OLIVEIRA, 2011), e, ao mesmo tempo, é como elas, o resultado de fatores culturais, sociais e institucionais. Assim, percebe-se o estabelecimento de uma relação de troca entre a pessoa e o meio físico vivenciado. Havendo mútua influência, o ambiente atua sobre a pessoa que, por sua vez, age sobre os fatores espaciais que o determinam. Por isso, o ambiente construído deve ser planejado para oferecer plenas condições funcionais para o desenvolvimento de atividades e de satisfação para seus usuários.

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O espaço é a matriz ambiental para as relações humanas na sua complexidade (FISCHER, 1994; OLIVEIRA, 2011), e, ao mesmo tempo, é como elas, o resultado de fatores culturais, sociais e institucionais. Assim, percebe-se o estabelecimento de uma relação de troca entre a pessoa e o meio físico vivenciado. Havendo mútua influência, o ambiente atua sobre a pessoa que, por sua vez, age sobre os fatores espaciais que o determinam. Por isso, o ambiente construído deve ser planejado para oferecer plenas condições funcionais para o desenvolvimento de atividades e de satisfação para seus usuários.

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9786555503180-03

Referências bibliográficas
  • SARMENTO, T. S.; GOMES, A. S. Design de ambiente escolar para
    aprendizagem criativa. Recife: Pipa, 2019.
    SIMON, H. A. The Sciences of the Artificial. 3rd ed. Cambridge: MIT
    Press, 1996.
    SOMMER, R.; SOMMER, B. A practical guide to behavioral research,
    tools and techniques. New York: Oxford, 1997.
Como citar:

SARMENTO, Thaisa Sampaio; COSTA FILHO, Lourival; "Design Science Research como eixo metodológico para o projeto do ambiente educacional híbrido", p. 78 -97. In: ergonomia e tecnologia [em foco] – Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503180, DOI 10.5151/9786555503180-03