Recomendações para a geração de interdependência através da configuração pictórica e textual no livro ilustrado de literatura infantil
Recomendações para a geração de interdependência através da configuração pictórica e textual no livro ilustrado de literatura infantil
Costa, Guilherme Mendes Cahú; Coutinho, Solange Galvão;
Resumo:
O livro ilustrado de literatura infantil é um artefato multimodal que pressupõe uma combinação única de textos e imagens para viabilizar a transmissão da história proposta. Dessa forma, considerando que as palavras são acompanhadas por ilustrações e que estas são acompanhadas por palavras; e que tanto a instância imagética quanto a textual comunicam de formas distintas (LINDEN, 2018), não se pode configurá-las ignorando a existência da outra. É necessário reconhecer as liberdades e limitações de cada uma para que, juntas, possam ser interdependentes.
0:
O livro ilustrado de literatura infantil é um artefato multimodal que pressupõe uma combinação única de textos e imagens para viabilizar a transmissão da história proposta. Dessa forma, considerando que as palavras são acompanhadas por ilustrações e que estas são acompanhadas por palavras; e que tanto a instância imagética quanto a textual comunicam de formas distintas (LINDEN, 2018), não se pode configurá-las ignorando a existência da outra. É necessário reconhecer as liberdades e limitações de cada uma para que, juntas, possam ser interdependentes.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/9786555503258-03
Referências bibliográficas
-
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo:
Editora Atlas, 2008.
GOLDSMITH, E. Comprehensibility of illustration – an analytical model.
Information Design Journal, v. 1, p. 204-213, 1980.
HUNT, P. Crítica, teoria e literatura infantil. Trad. Cid Knipel. São
Paulo: Cosac Naify, 2010.
Como citar:
COSTA, Guilherme Mendes Cahú; COUTINHO, Solange Galvão;
"Recomendações para a geração de interdependência através da configuração pictórica e textual no livro ilustrado de literatura infantil",
p. 76 -99.
In:
[in] formar novos sentidos – Vol. 4.
São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503258,
DOI 10.5151/9786555503258-03