Recomendações para a geração de interdependência através da configuração pictórica e textual no livro ilustrado de literatura infantil

Recomendações para a geração de interdependência através da configuração pictórica e textual no livro ilustrado de literatura infantil

Costa, Guilherme Mendes Cahú; Coutinho, Solange Galvão;

Resumo:

O livro ilustrado de literatura infantil é um artefato multimodal que pressupõe uma combinação única de textos e imagens para viabilizar a transmissão da história proposta. Dessa forma, considerando que as palavras são acompanhadas por ilustrações e que estas são acompanhadas por palavras; e que tanto a instância imagética quanto a textual comunicam de formas distintas (LINDEN, 2018), não se pode configurá-las ignorando a existência da outra. É necessário reconhecer as liberdades e limitações de cada uma para que, juntas, possam ser interdependentes.

0:

O livro ilustrado de literatura infantil é um artefato multimodal que pressupõe uma combinação única de textos e imagens para viabilizar a transmissão da história proposta. Dessa forma, considerando que as palavras são acompanhadas por ilustrações e que estas são acompanhadas por palavras; e que tanto a instância imagética quanto a textual comunicam de formas distintas (LINDEN, 2018), não se pode configurá-las ignorando a existência da outra. É necessário reconhecer as liberdades e limitações de cada uma para que, juntas, possam ser interdependentes.

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9786555503258-03

Referências bibliográficas
  • GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo:
    Editora Atlas, 2008.
    GOLDSMITH, E. Comprehensibility of illustration – an analytical model.
    Information Design Journal, v. 1, p. 204-213, 1980.
    HUNT, P. Crítica, teoria e literatura infantil. Trad. Cid Knipel. São
    Paulo: Cosac Naify, 2010.
Como citar:

COSTA, Guilherme Mendes Cahú; COUTINHO, Solange Galvão; "Recomendações para a geração de interdependência através da configuração pictórica e textual no livro ilustrado de literatura infantil", p. 76 -99. In: [in] formar novos sentidos – Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503258, DOI 10.5151/9786555503258-03