Metamorfose – o Raio que o parta como referência cultural paraense
Miranda, Cybelle Salvador ; Costa, Laura Caroline de Carvalho da ; Carvalho, Ronaldo Nonato Marques de
Resumo:
Esse é o retrato de uma expressão estética modernizante que tomou forma no estado do Pará, na Amazônia brasileira, nos anos 1950 e 1960, a qual recebeu a alcunha de Raio que o parta (RQP) por parte de arquitetos e projetistas, que a identificavam como uma afronta à arquitetura erudita, de matriz europeia e norte-americana. A partir do início dos anos 2000, essa expressão ganhou espaço nos estudos críticos acerca da arquitetura local, de modo que monografias e artigos acadêmicos passaram a valorizar o tema, reconhecendo nessa expressão, caracterizada pela aplicação de mosaicos de cacos cerâmicos coloridos, com formas geométricas e figurativas, valores intrínsecos do amálgama que delineia a cultura amazônica.
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DOI: 10.5151/1-03
Referências bibliográficas
- COLIN, Silvio. O pato e o abrigo decorado. Coisas da Arquitetura, [S. l.], 24 fev. 2012. Disponível em: http://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2012/02/24/o-pato-e-o-abrigodecorado/. Acesso em: 15 jun. 2012.
- COSTA, Laura Caroline de Carvalho da. Raio que o parta! Assimilações do modernismo nos anos 50 e 60 do século XX e seu apagamento em Belém (PA). 2015. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.
- COSTA, Laura Caroline de Carvalho da. Raio que o parta: arquitetura como imagem e sua ressignificação no Pará. 2023. Tese (Doutorado em Arquitetura) – Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Pará, 2023.
Como citar:
MIRANDA, Cybelle Salvador; COSTA, Laura Caroline de Carvalho da; CARVALHO, Ronaldo Nonato Marques de; "Metamorfose – o Raio que o parta como referência cultural paraense", p. 56-75. Raio que o parta: uma arquitetura marcante no Pará. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 1, DOI 10.5151/1-03