Artefatos Narrativos de Aprendizagem: Memória Gráfica da Práxis do Design na Educação Libertadora

Artefatos Narrativos de Aprendizagem: Memória Gráfica da Práxis do Design na Educação Libertadora

Filho, Manuel Teles de Oliveira; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; Coutinho, Solange Galvão;

Resumo:

Este ensaio apresenta reflexões de uma pesquisa empírica exploratória sobre artefatos narrativos de aprendizagem na perspectiva do design da informação na educação, as pranchas de projetos de design acadêmicos Um artefato gráfico mediador criado e recriado no registro da práxis em design de estudantes em seu percurso de decisões projetuais realizado durante o atravessamento de disciplinas dos cursos superiores de design. O esquema de interpretação da linguagem gráfica de Twyman na perspectiva do design da informação e fundamentos da aprendizagem expansiva, fundamentado na teoria da atividade histórico-cultural de Engestrom (2013) são as bases para uma pesquisa empírica exploratória sobre artefatos narrativos de aprendizagem. O método dedutivo de observação sistemática investiga a relação entre atividades pedagógicas, técnicas de exploração do processo lógico (Bomfim, 1995) e metodologias de pesquisa em memória gráfica (Coutinho, 2014) tendo como objeto de estudo as visões e motivações de pesquisadores em memária gráfica, expressas em pranchas e textos.

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Este ensaio apresenta reflexões de uma pesquisa empírica exploratória sobre artefatos narrativos de aprendizagem na perspectiva do design da informação na educação, as pranchas de projetos de design acadêmicos Um artefato gráfico mediador criado e recriado no registro da práxis em design de estudantes em seu percurso de decisões projetuais realizado durante o atravessamento de disciplinas dos cursos superiores de design. O esquema de interpretação da linguagem gráfica de Twyman na perspectiva do design da informação e fundamentos da aprendizagem expansiva, fundamentado na teoria da atividade histórico-cultural de Engestrom (2013) são as bases para uma pesquisa empírica exploratória sobre artefatos narrativos de aprendizagem. O método dedutivo de observação sistemática investiga a relação entre atividades pedagógicas, técnicas de exploração do processo lógico (Bomfim, 1995) e metodologias de pesquisa em memória gráfica (Coutinho, 2014) tendo como objeto de estudo as visões e motivações de pesquisadores em memária gráfica, expressas em pranchas e textos.

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9786555503463-03

Referências bibliográficas
  • BODKER, Susanne; PETERSEN, Marianne Graves (2000) Design for learning in use,
    “Scandinavian Journal of INformationSystems: Vol. 12: Iss 1, Article 5. Available at:
    http://alselaisnet.org/sjis/vol12/iss’/5
    BOMFIM, Gustavo Amarante. Ideias e formas na história do design: uma investigação
    estética. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 1998. 185p.
    BRAUNGART, M.; MCDONOUGH W. Cradle to Cradle: Criar e reciclar ilimitadamente.
    1ª ed., Editora G. Gili, São Paulo, 2013.
Como citar:

FILHO, Manuel Teles de Oliveira; ROCHA, Maria Alice Vasconcelos; COUTINHO, Solange Galvão; "Artefatos Narrativos de Aprendizagem: Memória Gráfica da Práxis do Design na Educação Libertadora", p. 46 -59. In: Anais III SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGDesign UFPE2023: DESIGN [em fronteira] 07-11AGOSTO2023. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503463, DOI 10.5151/9786555503463-03