Cornélio Pires: música caipira e modernismo paulista

Santos, Diego Tavares dos ; Guerra, Luiz Antonio

Resumo:

O presente texto analisa a atuação cultural de Cornélio Pires, especialmente o seu pioneirismo na fundação do gênero musical caipira nos estúdios paulistanos, enfocando a sua relação com os ideais do modernismo paulista, no contexto intelectual das três primeiras décadas do século XX.

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Sociologia, História, cultura nacional, sociologia de cultura

DOI: 10.5151/9786555501810-03

Referências bibliográficas
  • FERREIRA, Antonio Celso. A epopéia bandeirante: letrados, instituições, invenção histórica (1870-1940). 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
  • GUERRA, Luiz Antonio. Mestres de ontem e de hoje: uma sociologia da viola caipira. São Paulo, 2021. 297p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
  • MAZOTI CORRÊA, Lays Matias. O cosmopolitismo-caipira de Cornélio Pires: rebatidas de um intelectual genuinamente paulista. Marília, 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual Paulista
Como citar:

SANTOS, Diego Tavares dos; GUERRA, Luiz Antonio; "Cornélio Pires: música caipira e modernismo paulista ", p. 59-70. Sociedade e cultura: estudos de sociologia dos processos simbólicos. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501810, DOI 10.5151/9786555501810-03