Design da Informação e Jornalismo: O que é e o que pode ser

Falcão, Gonçalo André Moço; Araújo, Juliana Lotif; Miranda, Eva Rolim;

Resumo:

As características do jornalismo contemporâneo, chamado de pós-industrial, abrem caminho para uma reconceituação da relaçãoentre Jornalismo e design, especialmente o Design da Informação. As mudanças na sociedade e nos meios de produção, intensificadas no final do século XX, remexeram estruturas consolidadas no campo do Jornalismo provocando alterações na formade pensar, agir e fazer das instituições e dos profissionais da comunicação. Design e Jornalismo trabalham com a mesma base, a informação, entretanto a cultura profissional e o fluxo de trabalho nas redações jornalísticas ainda reforçam as lógicas de forma e conteúdo próprias do jornalismo industrial e do design modernista. Um passo para a mudança nos conceitos e nas práticas pode acontecer com mudanças no nome que se dá para a relação entre estes campos. Levantando discussões sobre os termos design editorial, design de notícias e jornalismo visual, este artigo propõe o termo Design da Informação Jornalística quando se trata da construção de informações jornalísticas.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502077-03

Referências bibliográficas
  • ANDERSON, C. W.; BELL, E.; SHIRKY, C. Jornalismo Pós-Industrial. Revista de Jornalismo ESPM, n. abril/maio/junho, p. 30-89, 2013. BARNHURST, K. Are Graphic Designers Killing Newspapers? Revista Latina de Comunicación Social, v. 05, n. 48-62, p. 10, 1998. CASTELLS, M. Sociedade em rede. [s.l.] Paz e Terra, 2002.
Como citar:

FALCãO, Gonçalo André Moço; ARAúJO, Juliana Lotif; MIRANDA, Eva Rolim (org.); "Design da Informação e Jornalismo: O que é e o que pode ser", p. 32 -45. In: Anais II SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGDesign UFPE2022: DESIGN [em fronteira] 22-26AGOSTO2022. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555502077, DOI 10.5151/9786555502077-03