Modelo para Desenvolvimento de Brinquedos Educativos Infantis: Relações entre Design Emocional, Teoria de Aprendizagem por Descoberta e Teoria da Atividade
Rodrigues, Lais Helena Gouveia ; Campello, Silvio Barreto
Resumo:
O presente capítulo apresenta oque foi desenvolvido na pesquisa baseada no tripé teórico: design emocional, teoria de aprendizagem por descoberta e teoria da atividade, que contemplam discussões acerca das dimensões emocional, pedagógica e social da relação da criança com o brinquedo. A teoria de aprendizagem por descoberta de Bruner (1969) oferece a esta pesquisa a compreensão do desenvolvimento infantil por meio de três estágios de representação, baseados no entendimento do mundo material que as cercam: enativa, de 0 a 2 anos; icônica, de 3 a 6 anos; e simbólica,dos 7 aos 10 anos. Essa classificação foi aliada aos níveis de design emocional de Norman (2008), que organizam nossa interação com os artefatos a partir de três níveis fundamentais: visceral, comportamental e reflexivo. Para a compreensão da participação do meio sociocultural, foram integrados a essa relação os pensamentos da teoria da atividade de Leontiev (1978), que destaca que as atividades que definem o desenvolvimento infantil sofrem uma espécie de “crise”aos 7 e aos 10 anos de idade, gerando transformações internas na criança e nasua relação com o entorno social. Assim, esses três constructos teóricos definiram, para esta pesquisa, as três dimensões fundamentais do brinquedo:dimensão emocional (NORMAN, 2008), dimensão pedagógica (BRUNER, 1969) e dimensão psicossocial (LEONTIEV, 1978).
83 downloads
DOI: 10.5151/9786555502183-03
Referências bibliográficas
- BRUNER, J. Comment on “Beyond competence”. Cognitive development, 12, pp. 341-343, 1997.
- LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
- LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias Del Hombre, 1978.
Como citar:
RODRIGUES, Lais Helena Gouveia; CAMPELLO, Silvio Barreto; "Modelo para Desenvolvimento de Brinquedos Educativos Infantis: Relações entre Design Emocional, Teoria de Aprendizagem por Descoberta e Teoria da Atividade", p. 74-95. Fronteiras do design: (in)formar novos sentidos - Vol. 3. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502183, DOI 10.5151/9786555502183-03