Do Museu ao Shopping: Um Percurso Analítico Sobre Expografia e Visibilidade do Design

França, Ana Paula ; Corrêa, Ronaldo de Oliveira

Resumo:

Exposições de design são uma estratégia de visibilidade reforçada no eixo Rio-São Paulo, onde se instituiu um circuito de prêmios, salões e bienais, a partir do final da década de 1980. A maioria dos eventos que compõem tal itinerário apresenta ao público produtos selecionados por meio de exposições de curta duração. Um dos mais antigos é o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (PD MCB). Segundo a jornalista, curadora e crítica de design Adélia Borges, o evento é o principal retrato da trajetória do design contemporâneo brasileiro e o principal referencial quando se fala do design de equipamentos vinculados ao habitar humano (BORGES, 1996, p. 10). A partir desse apontamento, considera-se que as mostras promovidas pelo PD MCB, desde 1986, contribuem para a constituição imagética do design a ser recepcionada não somente por atores da área, mas também pela comunidade em geral. Para colocar em discussão esse argumento, a expografia é o enfoque principal deste artigo. Este trabalho aposta, portanto, que uma reflexão crítica sobre a relevância social do PD MCB deve ir além de especificidades dos projetos laureados, incluindo como os artefatos são expostos no museu, como as salas são usadas, como as trajetórias são definidas nesses espaços etc.

46 downloads

design, Desenho industrial

DOI: 10.5151/9786555502312-03

Referências bibliográficas
  • ARMSTRONG, Hellen; LUPTON, Ellen. Teoria do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
  • BORGES, Adélia. Prêmio Design: 1986-1996. São Paulo: Museu da Casa Brasileira, 1996.
  • BRASTEMP. Lavadora de roupas Double Wash 15 kg. Disponível em: https://www.brastemp.com.br/lavadora-brastemp-double-wash-15kg-bwd15a9/p. Acesso em: ago. 2019.
Como citar:

FRANÇA, Ana Paula; CORRÊA, Ronaldo de Oliveira; "Do Museu ao Shopping: Um Percurso Analítico Sobre Expografia e Visibilidade do Design", p. 49-66. Coletânea de estudos do PPGDesign/UFPR: novos horizontes da pesquisa em design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502312, DOI 10.5151/9786555502312-03