“Há Quanto Tempo a Escola Consegue Promover a Norma Culta Padrão?” Notas Sobre Usos Impessoais do Verbo Haver

Martins, Gabriel Lucas

Resumo:

Quando necessário, para indicarmos uma perspectiva temporal aos nossos enunciados, é comum fazermos uso de expressões temporais. Usualmente na forma de um advérbio temporal ou locução adverbial de tempo, nós estabelecemos uma perspectiva na qual o evento se dá. Na escola, quando nos estudos de Sintaxe, passamos a entender essas expressões como adjuntos adverbiais. São muitos os exemplos que se podem citar aqui para exemplificá-los: “hoje”, “ontem”, “cedo”, “tarde”, “agora”, “em breve”, “de vezem quando”, “de manhã”, “à noite”, “às vezes”, “de tempos em tempos” etc.

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Língua portuguesa, Português, ensino de português

DOI: 10.5151/9786555502459-03

Referências bibliográficas
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Como citar:

MARTINS, Gabriel Lucas; "“Há Quanto Tempo a Escola Consegue Promover a Norma Culta Padrão?” Notas Sobre Usos Impessoais do Verbo Haver ", p. 75-90. Ensino de português: predicar em (con)texto. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502459, DOI 10.5151/9786555502459-03