Florestas e Finanças Verdes: Uma Discussão Sobre o Regime Político das Mudanças Climáticas

Cornetta, Andrei

Resumo:

Os diferentes posicionamentos que o Brasil vem assumindo nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas, assim como a maneira pela qual esses acordos são absorvidos internamente no país, dão o mote a este capítulo. Buscase analisar, de forma crítica, as relações jurídicas/políticas que compõem o que neste texto se define como o “regime político das mudanças climáticas” e seus desdobramentos territoriais, em particular no que diz respeito aos novos usos econômicos atribuídos às florestas. Tal regime refere-se a um arranjo internacional que envolve não apenas o regime jurídico internacional sobre mudanças climáticas, mas suas relações com os regimes de produção e difusão da ciência representada, em grande medida, pela meteorologia física, o dos mercados ad hoc, baseados na lógica da mitigação, assim como o próprio regime dos fenômenos atmosféricos. Para essa discussão, o texto levanta uma série de questionamentos no sentido de compreender os processos constitutivos do referido regime, com especial atenção ao papel das florestas dentro do universo das chamadas “finanças verdes”.

53 downloads

Sustentabilidade, direito ambiental, finanças verdes, economia verde

DOI: 10.5151/9786555502480-03

Referências bibliográficas
  • ​ALIER, JoanMartínez. El Ecologismo de los Pobres. Revista Wani. Manágua: UniversidadCentroamericana (UCA), n. 125, abr. 1992.
  • BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia.Coordenação-Geral de Mudanças Globais de Clima. Segunda Comunicação Nacional doBrasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Brasília,2010.
  • BRASIL. Senado Federal. Comissão de Meio Ambiente. Avaliaçãoda Política Nacional sobre Mudança Climática. Brasília, DF, 2019.
Como citar:

CORNETTA, Andrei; "Florestas e Finanças Verdes: Uma Discussão Sobre o Regime Político das Mudanças Climáticas", p. 63-84. Finanças verdes no Brasil: perspectivas multidisciplinares sobre o financiamento da transição verde. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502480, DOI 10.5151/9786555502480-03