Florestas e Finanças Verdes: Uma Discussão Sobre o Regime Político das Mudanças Climáticas

Cornetta, Andrei;

Resumo:

Os diferentes posicionamentos que o Brasil vem assumindo nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas, assim como a maneira pela qual esses acordos são absorvidos internamente no país, dão o mote a este capítulo. Buscase analisar, de forma crítica, as relações jurídicas/políticas que compõem o que neste texto se define como o “regime político das mudanças climáticas” e seus desdobramentos territoriais, em particular no que diz respeito aos novos usos econômicos atribuídos às florestas. Tal regime refere-se a um arranjo internacional que envolve não apenas o regime jurídico internacional sobre mudanças climáticas, mas suas relações com os regimes de produção e difusão da ciência representada, em grande medida, pela meteorologia física, o dos mercados ad hoc, baseados na lógica da mitigação, assim como o próprio regime dos fenômenos atmosféricos. Para essa discussão, o texto levanta uma série de questionamentos no sentido de compreender os processos constitutivos do referido regime, com especial atenção ao papel das florestas dentro do universo das chamadas “finanças verdes”.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502480-03

Referências bibliográficas
  • ​ALIER, JoanMartínez. El Ecologismo de los Pobres. Revista Wani. Manágua: UniversidadCentroamericana (UCA), n. 125, abr. 1992. BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia.Coordenação-Geral de Mudanças Globais de Clima. Segunda Comunicação Nacional doBrasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Brasília,2010. BRASIL. Senado Federal. Comissão de Meio Ambiente. Avaliaçãoda Política Nacional sobre Mudança Climática. Brasília, DF, 2019.
Como citar:

CORNETTA, Andrei; "Florestas e Finanças Verdes: Uma Discussão Sobre o Regime Político das Mudanças Climáticas", p. 63 -84. In: Finanças Verdes no Brasil: Perspectivas Multidisciplinares Sobre o Financiamento da Transição Verde. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502480, DOI 10.5151/9786555502480-03