Construções com o Pronome Se e a Impersonalização: Reflexões Sobre o Ensino

Saraiva, Eneile Santos;

Resumo:

Percebemos que, na ministração da disciplina de língua portuguesa, há um enfoque no estudo da indeterminação, atrelado ao ensino da função sintática de sujeito, com a contemplação somente de duas estratégias (verbo na terceira pessoa do plural e uso do pronome SE articulado a um verbo intransitivo ou transitivo indireto). Entretanto, resultados preliminares desta pesquisa apontam que as predicações transitivas diretas com pronome SE, objetos de estudo principais deste artigo, podem opacificar não somente a terceira pessoa discursiva (de quem se fala), mas também a primeira pessoa discursiva (quem fala) e, ainda, podemos pensar em um continuum de impersonalização (que prevê a articulação entre as pessoas discursivas). Dessa forma, com base nas teorias socioconstrucionista, construcionista e cognitivista, pretendemos apresentar uma proposta de ensino para a impersonalização discursiva, a partir da análise de usos reais, que contemple a diversidade de estratégias que estão disponíveis na língua, considerando pesquisas linguísticas que versam sobre a referida temática.

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DOI: 10.5151/9786555501315-03

Referências bibliográficas
  • ABAURRE, Maria Luiza M. et al. Português: contexto, interlocução e sentido, 3. ed., v. 2, São Paulo: Moderna, 2016a. ABAURRE, Maria Luiza M. et al. Português: contexto, interlocução e sentido, 3. ed., v. 3, São Paulo: Moderna, 2016b. BECHARA, Evanildo. Lições de Português pela análise sintática. Rio de Janeiro: Padrão, 1988.
Como citar:

SARAIVA, Eneile Santos; "Construções com o Pronome Se e a Impersonalização: Reflexões Sobre o Ensino", p. 65 -82. In: Variação e Ensino de Português no Mundo: Variation et Enseignement de Portugais Dans le Monde. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501315, DOI 10.5151/9786555501315-03