Relação entre Velocidade Regulamentar e Acidentes: Estudo de Caso das Marginais Tietê e Pinheiros em São Paulo

Gonçalves, Douglas ; Pérez-Martinez, Pedro José ; Miranda, Regina Maura de

Resumo:

A redução no limite de velocidade regulamentar nas marginais Pinheiros e Tietê foi uma das principais medidas adotadas na cidade de São Paulo, em atendimento às recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU), para a “Década de Ação Segura no Trânsito”, entre 2011 e 2020, com o objetivo de diminuir o número de acidentes. Em 2015, as velocidades nas marginais e em outras vias da cidade foram reduzidas, e em janeiro de 2017 voltaram a aumentar nas marginais, mas não em outras vias. Este trabalho faz uma análise da relação entre a velocidade regulamentar e o número de acidentes ocorridos, de janeiro de 2010 a dezembro de 2020, nas marginais e em outras vias da cidade. Análises estatísticas foram empregadas a fim de se verificar se as alterações de velocidade influenciaram os índices de acidentes no período. Analisando dados no período estudado, as marginais em conjunto representaram ao redor de 19,6% dos feridos e 20,3% das vítimas fatais. Em 2017, quando ocorreu aumento de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros, houve aumento de vítimas fatais em 33,3% e 27,3%, respectivamente, enquanto nas demais vias ocorreu redução de 6,2%. Analisando em conjunto as marginais e demais vias no período de 10 anos, há tendência de queda para feridos, porém, para vítimas fatais, os dados mostram que a média de vítimas por acidente tem tendência de aumento, ou seja, acidente graves estão se tornando mais frequentes.

57 downloads

Meio Ambiente, Sustentabilidade, gestão ambiental

DOI: 10.5151/9786555501551-03

Referências bibliográficas
  • ANG, A. et al. Should congested cities reduce their speed limits? Evidence from São Paulo, Brazil. Journal of Public Economics. São Paulo, v. 184, p.104-155. doi:10.1016/j.jpubeco.2020.104155
  • BEL, G.; ROSELL, J. Effects of the 80 km/h and variable speed limits on air pollution in the metropolitan area of Barcelona. Transportation Research Part D, Barcelona, v. 23, p.90-97, apr. 2013. doi:10.1016/j.trd.2013.04.005.
  • COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Acidentes de trânsito: relatório técnico. São Paulo: CETSP, 2015. 76 p. Disponível em: <http://www.cetsp.com.br/media/490098/relatorioanualacidentestransito2015.pdf>. Acesso em: 10 out. 2019.
Como citar:

GONÇALVES, Douglas; PÉREZ-MARTINEZ, Pedro José; MIRANDA, Regina Maura de; "Relação entre Velocidade Regulamentar e Acidentes: Estudo de Caso das Marginais Tietê e Pinheiros em São Paulo", p. 63-78. Agendas locais e globais da sustentabilidade: ciência, tecnologia, gestão e sociedade. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501551, DOI 10.5151/9786555501551-03